Home Esporte

Jogos Olímpicos: confira os resultados do Brasil no sexto dia de competições

País conquista medalhas históricas no judô e na ginástica artística

150
Crédito: Wander Roberto/COB

O sexto dia de competições dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 para o Brasil foi marcante.

A judoca Mayra Aguiar (bronze) e a ginasta Rebeca Andrade (prata) fizeram história e marcaram o nome do país nesta edição.

No tênis de duplas feminino, o time brasileiro foi derrotado nas semifinais e disputará o terceiro lugar valendo a medalha de bronze, enquanto o vôlei feminino saiu com vitória, tanto na quadra, quanto na areia.

Confira os resultados do dia:

TIRO COM ARCO FEMININO

A brasileira Ane Marcelle dos Santos perdeu diante da sul-coreana An San nas oitavas de final do tiro com arco. Uma flecha no 6 de Ane e o set perfeito da coreana com 30 pontos foram decisivos para eliminar a brasileira. Ane Marcelle havia vencido, poucos minutos antes das oitavas de final, a mexicana Ana Vazquez, mas pegou a cabeça de chave número 1 da chave.

CANOAGEM

A brasileira Ana Sátila terminou na 10ª posição na final da prova C1 de canoagem slalom em Tóquio. A mineira recebeu duas punições por não passar pelas balizas do canal, totalizando uma penalidade de 52 segundos que a deixou na última posição entre as finalistas. Mesmo assim, seu desempenho pode ser considerado “histórico” porque foi a primeira vez que uma brasileira chegou na final da canoagem slalom, modalidade dominada por europeias e australianas.

BOXE MASCULINO

O peso médio Hebert Conceição estreou hoje (29) contra o chinês Erbieke Tuoheta na disputa do boxe das Olimpíadas 2020. Hebert venceu o combate por decisão dividida dos árbitros e agora é o quarto brasileiro a se classificar nas quartas de final do boxe olímpico. O próximo adversário do brasileiro será Abilkhan Amankul do Cazaquistão.

VÔLEI DE PRAIA FEMININO

Duas duplas brasileiras do vôlei de praia classificaram-se nesta quinta-feira (29) para as oitavas de final do torneio olímpico. Entre os homens, Alison e Álvaro Filho avançaram de fase com a vitória por 2 sets a 0 (parciais de 21/14 e 24/22) sobre os holandeses Brouwer e Meeuwsen. Com o resultado, eles terminaram na primeira posição do Grupo D, com cinco pontos (duas vitórias e uma derrota) e avançaram de fase. Entre as mulheres, Ágatha e Duda derrotaram as canadenses Brandie e Bansley também por 2 a 0 (duplo 21/18), e ficaram no segundo lugar do Grupo C com cinco pontos, atrás das chinesas Wang e Xia, com seis. Os adversários das equipes brasileiras nas oitavas de final ainda não definidos, por dependerem do encerramento da primeira fase e da realização da repescagem, no sábado.

VÔLEI FEMININO

O Brasil saiu de quadra de seu duelo contra o Japão com uma mescla de sensações, na terceira rodada do vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A vitória brasileira por 3 a 0, com parciais de 25/16, 25/18 e 26/24, foi bastante tranquila e encaminhou a vaga do time treinado por José Roberto Guimarães para as quartas de final. Por outro lado, uma torção feia no pé direito da levantadora Macris, no terceiro set, preocupa. Ela saiu de quadra chorando, foi substituída por Roberta, e não voltou mais à quadra. Sua continuidade no torneio olímpico, desta forma, pode se tornar uma incógnita.

CICLISMO BMX MASCULINO E FEMININO

Renato Rezende se classificou para as semifinais do cilcismo BMX de velocidade nas Olimpíadas de Tóquio-2020, que acontecem no dia 30 de julho. O brasileiro terminou na terceira colocação de sua bateria durante as quartas de final com um desempenho consistente. Os quatro melhores de cada bateria se classificaram.

Priscilla Stevaux foi eliminada hoje do ciclismo BMX. Após três descidas, ela terminou na sexta colocação de seu grupo, e se despediu nas quartas de final. Sem a brasileira, a semifinal e a final do ciclismo BMX serão disputadas amanhã, a partir das 22h15 (horário de Brasília).

RÚGBI FEMININO

A seleção feminina de rúgbi 7 entrou em campo pela segunda vez hoje. Após a derrota por 33 a 0 contra o Canadá, as Yaras, como são chamadas, voltaram a sofrer um revés por 40 a 05 diante da França. Com o segundo resultado negativo, a situação das brasileiras fica complicada. Para classificar, o Brasil precisa vencer o próximo desafio e torcer para que a França ganhe do Canadá.

REMO MASCULINO

Único representante brasileiro no remo skiff, Lucas Verthein parou nas semifinais do remo skiff nas Olimpíadas de Tóquio. O atleta de 23 anos disputou a semifinal na noite desta quarta-feira, terminou na quinta colocação, e não se classificou para a final.

NATAÇÃO MASCULINO

O Brasil disputou sua quarta final na natação nas Olimpíadas de Tóquio-2020. Guilherme Costa, conhecido como “cachorrão”, porém, ficou em último nos 800m livre, ao marcar o tempo de 7min53seg31, uma piora de quase sete segundos em relação ao tempo que ele fez na semifinal. O ouro ficou com o americano Robert Finke, com 7min41seg87, a prata para o italiano o Gregorio Paltrinieri, que fez 7min42seg11, e o bronze foi para o ucraniano Mykhailo Romanchuk, que tinha sido o grande destaque das semifinais, mas só marcou 7min42seg33.

Além deste resultado, o país esteve presente em três eliminatórias realizadas na natação na manhã desta quinta-feira (29), e em nenhuma delas conseguiu se classificar para a próxima fase. Nos 100m borboleta masculino, Vinicius Lanza (26º, com a marca de 52s08) e Matheus Gonche (43º, com 53s02) não ficaram entre os 16 melhores que passaram para as semifinais. Já nos 800m livre feminino, Viviane Jungblut finalizou sua performance em 24º lugar, com o tempo de 8min38s88. No encerramento da jornada, no revezamento 4x100m medley misto, o quarteto nacional formado por Guilherme Basseto, Felipe Lima, Giovanna Diamante e Stephanie Balduccini terminou na 14ª posição, com o tempo de 3min46s70.

TÊNIS DUPLAS FEMININO

Luisa Stefani e Laura Pigossi deram adeus nesta quinta-feira (29) às chances de conquistarem a medalha de ouro no torneio de duplas femininas no tênis. Na semifinal contra as suíças Belinda Bencic e Viktorija Golubic, as brasileiras começaram muito bem o primeiro set. Elas abriram 4 a 0, e chegaram a ter um set point em 5 a 4, mas permitiram a virada na parcial e no jogo. As europeias ganharam por 2 a 0 (7/5 e 6/3) e se classificaram para a final. Apesar do revés, Stefani e Pigossi ainda jogarão pela medalha de bronze, contra as russas Veronika Kudermetova e Elena Vesnina, neste sábado (31).

BOXE FEMININO

A brasileira Graziele de Jesus foi eliminada nas oitavas de final no boxe feminino na manhã desta quinta-feira (29), na categoria até 51kg. Sem conseguir impor uma performance sólida no ringue, ela foi superada pela japonesa Tsukimi Namiki em decisão unânime dos árbitros (5 a 0).

JUDO MASCULINO

O judoca brasileiro Rafael Buzacarini não teve a participação esperada nas Olimpíadas de Tóquio. No fim da noite desta quarta-feira (início de quinta no Japão), o paulista de 29 anos foi derrotado por Toma Nikiforov, da Bélgica, na categoria até 100 kg. Com o revés nas quartas de final, ele está eliminado dos Jogos.

HANDEBOL FEMININO

O Brasil conheceu a primeira derrota no handebol feminino nas Olimpíadas de Tóquio. Nessa quarta-feira (28), diante da Espanha, as brasileiras pararam em uma ótima atuação da experiente goleira Navarro, que fez 18 defesas, e perderam por 27 a 23. O resultado quebra a sequência de dois jogos invictos do time brasileiro.

VELA

O Brasil teve representantes em quase todas as provas da vela realizadas nesta quinta-feira (29) nas Olimpíadas de Tóquio. As categorias disputadas foram 470 feminino, Laser masculino, RS:X feminino, Nacra 17, 49er masculino, Finn e 470 masculino. O destaque do dia ficou para Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, que ganharam a terceira regata na categoria 470 feminino. Mesmo com o bom resultado, as brasileiras terminaram a quarta regata em 10º lugar e caíram para a quinta colocação na classificação. Elas seguem vivas na briga pela corrida da medalha. Na Laser, Robert Scheidt também segue com boas chances de pódio, na quarta posição na classificação geral.

Com informações do Portal UOL