Home Destaques

Ministério Público aprova protocolo e Paulistão fica perto de ser retomado

Órgão de fiscalização deu aval e agora depende de João Dória para que as partidas sejam retomadas; Séries A2 e A3 seguem paralisadas

199
Crédito: Rodrigo Corsi / FPF

O Ministério Público aceitou o novo protocolo imposto pela Federação Paulista de Futebol e sinaliza com o retorno da disputa do Paulistão.

Em ofício divulgado na noite desta quinta-feira, o Procurador-Geral de Justiça, Mário Luiz Sarrubbo, direciona ao governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), que as atividades da Série A1 depois do dia 11 de abril, quando encerra o período da fase emergencial do Plano SP de combate a pandemia do coronavírus.

“Tenho a elevada honra de submeter à alta consideração de V. Exa. a anexa manifestação do Promotor de Justiça Coordenador do Grupo Trabalho de Enfrentamento ao COVID-19 do Ministério Público de São Paulo sobre o protocolo de retomada das atividades de futebol da série A1 do Campeonato Paulista, que foi apresentado pela Federação Paulista de Futebol e discutido com representantes da Procuradoria-Geral de Justiça e do referido Comitê”, diz parte do ofício.

“Esclareço, por oportuno, que o resultado ora apresentado é produto de diálogo estabelecido entre esta Instituição e a Federação Paulista de Futebol, em várias reuniões realizadas durante as últimas semanas e representa, para o ora subscritor, um avanço positivo diante do contexto que se revelava quando da edição do Decreto de 11 de março p.p. por V. Exa. Ao ensejo, renovo a Vossa Excelência os protestos de elevada estima e distinta consideração”, encerrou Sarrubbo.

Apesar do retorno, as Séries A2 e A3 do Paulistão ainda seguem sem uma previsão para retorno. A intenção da FPF é que Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino e Ponte Preta tenham jogos antecipados por conta das disputas da Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil, tentando evitar conflito de datas.

No último dia 31, os médicos dos 16 clubes do Paulistão se reuniram de forma virtual e acertaram os detalhes do novo protocolo, ficando definido que os atletas e comissão técnica permaneçam em local isolado, no formato “bolha”, com testagens para covid-19 mais frequentes.

A competição está paralisada desde o dia 15 de março, quando foi realizada toda a quarta rodada. São Bento x Palmeiras, em jogo atrasado da terceira rodada, e Mirassol x Corinthians, válido pela quinta rodada, chegaram a serem disputados em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Ofício expedido pelo MP autoriza a retomada do Paulistão