O futebol no Brasil poderá ser paralisado novamente. O Ministério Público enviará uma carta à CBF e terá assinatura dos presidentes das comissões estaduais que tratam a covid-19 nos estádios brasileiros.
A informação foi dada pelo presidente da Comissão Nacional, o procurador Valberto Lira, ao portal ge.
– Todos os colegas que integram a comissão entendem que se não houver o acatamento dessa recomendação, serão ajuizadas ações em todos os estados. Vivemos uma situação que preocupa a todos e esses deslocamentos de equipes de um estado para outro trará mais possibilidade de contágio – explicou o presidente da Comissão Nacional de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios do Ministério Público – disse Lira.
Um ofício foi enviado para a entidade, recomendando o cancelamento da partida entre Treze-PB x Altos-PI pela Copa do Nordeste, assim como para Campinense x Bahia, na próxima semana, pela Copa do Brasil.
O assunto ganhou grandes proporções depois do treinador Lisca, do América-MG, fazendo um apelo para que as partidas da Copa do Brasil fossem adiadas por conta dos altos contágios da covid-19 e com os leitos dos hospitais ocupando 100% de ocupação nas grandes cidades.
Em decreto, o Governador do Ceará, Camilo Santana, suspendeu a realização do Campeonato Cearense, mas liberou para que Copa do Brasil e Copa do Nordeste ocorressem normalmente. Já o Campeonato Catarinense foi suspenso por 15 dias devido a grave situação vivida no estado.
Até o presente momento, o Governador de São Paulo, João Dória, liberou a prática do futebol com a realização do Campeonato Paulista mesmo na fase vermelha do Plano SP.