Home Esporte

Morre, aos 55 anos, o ex-jogador de futebol, Freddy Rincón

Ídolo do Corinthians, colombiano não resiste a um acidente automobilístico; sua estreia no futebol brasileiro foi na Fonte Luminosa

144
Crédito: Divulgação/Corinthians

Morreu na noite desta quarta-feira (início de madrugada de quinta-feira, no Brasil), aos 55 anos, o ex-jogador de futebol colombiano, Freddy Eusebio Gustavo Rincón Valencia.

Ele não resistiu aos ferimentos graves ocasionados por conta de um acidente automobilístico na madrugada da última segunda-feira, em Cali, na Colômbia.

Rincón estava dentro de um carro, quando foi atingido por um ônibus e teve traumatismo craniano. O ex-jogador acabou sendo internado em um hospital, onde passou por procedimento cirúrgico, mas não resistiu.

Nascido no dia 14 de agosto de 1966, na cidade de Buenaventura, Colômbia, Rincón marcou a sua história no futebol local, atuando pelo Atlético Buenaventura e Deportes Tolima.

As boas apresentações lhe renderam convocações para a seleção nacional. A grande aparição de Rincón foi na goleada histórica imposta em cima da Argentina por 5 a 0, em pleno Monumental de Núñez, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994. Ele marcou dois gols. Ao todo,  foram 84 partidas e 17 gols marcados, chegando a disputar três Copas do Mundo: 1990, 94 e 98.

No início de 1994, o meio-campista foi contratado pelo Palmeiras, tendo a sua primeira experiência internacional.

Curiosamente, a sua estreia foi em Araraquara, contra a Ferroviária, no Campeonato Paulista. O Verdão jogou na Fonte Luminosa e venceu por 2 a 0. Rincón estreou e participou do segundo gol marcado por César Sampaio. (veja o vídeo abaixo)

Com a camisa do alviverde, foram 76 jogos e 22 gols marcados. No ano seguinte, foi transferido ao Real Madrid-ESP, mas não obteve o mesmo rendimento.

Em 1997, acertou transferência para o Corinthians e marcou o seu nome na história do clube. Atuando como volante, foi campeão do Brasileiro de 1998 e 1999, Campeonato Paulista de 1999 e foi o capitão do primeiro Mundial de Clubes conquistado em cima do Vasco, em pleno Maracanã. Ele fez 158 jogos no Corinthians e 11 gols.

Rincón passou ainda por Santos e Cruzeiro. Como treinador, chegou a comandar equipes de São Paulo, como São Bento, São José e Flamengo de Guarulhos, no Iraty-PR.

Ele deixou dois filhos, Sebástian Rincón, de 28 anos, que também é jogador de futebol profissional (atua pelo Barracas, na segunda divisão argentina), e Freddy Stiven.

Com informações do ge