Home Esporte

Morre aos 72 anos o treinador Valdir Espinosa, campeão do mundo com o Grêmio

Treinador marcou seu nome no futebol brasileiro também com o fim da fila de 20 anos do Botafogo

115
Crédito: Divulgação / CBF

Faleceu na manhã desta quinta-feira o treinador Valdir Espinosa aos 72 anos. Espinosa foi submetido a uma cirurgia na região do abdômen no dia 17, ele foi internado novamente no dia 20 e não se recuperou.

Espinosa estava exercendo a função de gerente de futebol no Botafogo. Nascido em Porto Alegre, Espinosa começou sua carreira no futebol como jogador do Grêmio. Atuou por oito anos como profissional, passando por CSA, Esportivo e Caxias. Parou em 1978 e no ano seguinte já iniciou no cargo de treinador do Esportivo.

As maiores conquistas aconteceram no ano de 1983, quando levou o Grêmio ao título da Libertadores e do Mundial. Em 1989, aceitou convite do Botafogo para comandar a equipe no Campeonato Carioca, tirando o clube da fila de 20 anos sem conquistas.

Valdir Espinosa também passou pelo Cerro Porteño, do Paraguai, no Al-Hilal, da Arábia Saudita, e no Tokyo Verdy, do Japão. Também teve uma rápida passagem pelo Las Vegas City.

Após o episódio, o Botafogo divulgou uma nota de luto. Confira:

“É com muita dor e imenso pesar que o Botafogo de Futebol e Regatas comunica o falecimento do Professor Valdir Espinosa, aos 73 anos (na verdade, o técnico tinha 72 anos). Comandante do título Carioca em 1989, Espinosa exercia a função de Gerente Técnico desde dezembro de 2019.

Muito querido no Clube por torcedores e por quem conviveu com ele no dia a dia, Espinosa vai fazer muita falta. Sua liderança, exemplo e ensinamentos seguirão no Botafogo como legado dessa figura tão representativa na história do Clube.

O Presidente Nelson Mufarrej decretou luto oficial de três dias. Em sinal de respeito por este grande profissional, o pavilhão alvinegro de General Severiano encontra-se a meio-mastro.”