Depois de 21 anos, foi no apagar das luzes em que o Palmeiras conquistou o seu bicampeonato da Copa Libertadores da América.
Com pouco futebol, mas com muita luta, o Verdão venceu o clássico contra o Santos por 1 a 0, com gol marcado por Breno Lopes já aos 53 minutos da segunda etapa.
O primeiro tempo foi marcado pela ineficiência das equipes no campo de ataque e custou para que tivesse alguma emoção. Foi apenas no segundo tempo, precisamente aos 31 minutos, em que o Peixe criou a primeira chance em um chute de fora da área de Felipe Jonatan.
A partida ficou mais aberta com ambas buscando o ataque. Aos 52, o treinador Cuca foi expulso do banco de reservas santista e foi para arquibancada.
De lá, ele viu o golpe alviverde acontecer no minuto seguinte. Rony recebe na direita e cruza na área, a bola chega até a segunda trave para Breno Lopes cabecear e marcar o gol do título alviverde.
De quebra, o clube embolsou também US$ 15 milhões de dólares (aproximadamente R$ 82 milhões de reais) pela premiação dada ao campeão.
Esta foi a nona Libertadores conquistada por clubes paulistas. Santos e São Paulo lideram com três cada, Palmeiras agora com duas e o Corinthians aparece com uma.
Agora, o Palmeiras se prepara para a disputa do Mundial de Clubes, que será realizado no Catar, em meio do Brasileirão. A equipe está garantida nas semifinais do torneio e enfrentará Tigres, do México, ou Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul. A semifinal está marcada para domingo (07/02), às 15h (de Brasília).
⚽ ? O gol para fazer história! Breno Lopes entrou no segundo tempo e garantiu a vitória do @Palmeiras sobre o @SantosFC!
? É a @GloriaEterna!#Libertadores pic.twitter.com/N0rGpYQbRS
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) January 30, 2021