No sufoco e com muita emoção, o Corinthians garantiu vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana ao derrotar o Racing-ARG, nos pênaltis, por 5 a 4, após empatar novamente no tempo normal por 1 a 1, Estádio Presidente Perón, em Avellaneda.
Os argentinos saíra na frente aos 41 minutos do primeiro tempo. Neri Cardozo cruzou da direita e o ex-palmeirense Cristaldo, ex-Palmeiras, subiu mais que a marcação para completar de cabeça e colocar os argentinos em vantagem.
Na segunda etapa, o Timão chegou a igualde logo aos cinco minutos. Após cobrança de escanteio, a defesa do Racing não afastou e o atacante Vagner Love, que havia entrado no intervalo, completou de voleio para o fundo do gol.
Como a primeira partida, em São Paulo, terminou em 1 a 1, a decisão se encaminhou para as cobranças de pênalti.
Nas penalidades, brilhou a estrela de Cássio. O goleiro corintiano defendeu as cobranças de Nery Domínguez e Solari, e ainda contou com a sorte em chute para fora de Cristaldo.
Pelo Corinthians, Gustavo, Mateus Vital, Vagner Love Richard e Fagner marcaram, mas Sornoza bateu por cima e Danilo Avelar acertou a trave na última cobrança da série de cinco. Mesmo assim, os brasileiros avançaram após dois chutes para cada time nas cobranças alternadas.
Além de ajudar o time paulistano a chegar à próxima fase, Cássio se tornou o segundo maior goleiro atuar com a camisa do clube, chegando a 395 jogos, igualando a marca de Gylmar dos Santos Neves como segundo goleiro que mais atuou pelo clube.
O detentor do recorde é Ronaldo, que defendeu o Corinthians em 602 jogos entre 1988 e 1998.
Crédito da foto: Daniel Augusto/Agência Corinthians