Home Esporte

O futebol da Ferroviária perde o artilheiro Baiano

414

 baiano ferroviariaEx-atacante passou por São Paulo e Seleção Brasileira

Um dos jogadores mais importantes da história da Ferroviária se foi nesta segunda-feira. Carmo David, o popular Baiano, morreu aos 79 anos, na cidade de Matão, sua terra natal.

De acordo com o portal Matão Urgente, o ex-jogador tinha problemas de saúde e estava acamado, sendo levado diversas vezes ao hospital. As causas da morte não foram divulgadas. O corpo está sendo velado na Sala 1 no Velório Municipal.

Nascido no dia 25 de julho de 1939, Baiano iniciou a sua carreira futebolística aos 13 anos, defendendo o São Lourenço Futebol Clube. Aos 14, ingressou nas categorias de base da Ferroviária de Araraquara.

Já em 1957, atuava com a equipe principal grená na primeira divisão paulista e deixou o seu nome no time araraquarense.

Nos anos de 1958, 59 e 60, foi o artilheiro do time, o quarto da história do clube, e participou da primeira excursão da Locomotiva no exterior.

Em seu primeiro duelo em terras estrangeiras, a Ferroviária venceu o Nacional, da Ilha da Madeira, por 4 a 3, com Baiano marcando dois tentos. Benny e Bazzani foram os outros autores dos gols grená.

No ano seguinte, em 1961, o atacante foi negociado e chegou ao São Paulo Futebol Clube. Com a camisa Tricolor, foram 123 partidas (66 vitórias, 27 empates e 30 derrotas), marcando 61 gols.

O bom futebol apresentado lhe rendeu a convocação de Aymoré Moreira para a Seleção Brasileira que se preparou para a disputa da Copa do Mundo, no Chile, mas acabou sendo cortado.

Com 25 anos de idade, Baiano decidiu pendurar as chuteiras logo aos 25 anos de idade, se tornando funcionário público e dedicando boa parte da sua vida ao Banco Banespa (hoje, Santander).

Já aposentado, chegou a trabalhar como auxiliar-técnico de João Avelino, o 71 (falecido), na Matonense, em 1992.

 Baiano estava residindo em Matão

Em pé: Rosan, Porunga, Antoninho, Cardareli, Dirceu Careca e Rodrigues. Agachados: Faustino, Dudu, Pimentel, Baiano e Benny

Em 1961, Baiano foi defender o São Paulo

Baiano também defendeu a Seleção Brasileira

Com informações do Portal Terceiro Tempo