O início dos Jogos Olímpicos de Tóquio estão adiados. O comunicado foi feito pelo canadense Dick Pound, de 75 anos, membro mais antigo do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Em entrevista ao jornal US Today, Pound o evento não começará na data de 24 de julho, devido a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e que uma decisão será tomada em breve.
“Com base nas informações do COI, o adiamento já foi decidido. Os parâmetros daqui para a frente ainda não foram definidos, mas, pelo que sei, os Jogos não começarão em julho. Adiaremos e depois começaremos a lidar com todas as consequências da alteração da data – que são imensas. Tudo será feito por etapas”, declarou.
A fala de Pound vai na contramão do pronunciamento feito pelo próprio COI na tarde deste domingo. O comitê chegou a declarar que “um cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio não resolveria qualquer problema nem ajudaria ninguém. Portanto, um cancelamento não está na agenda”.
Atletas, outros comitês e federações também são contra a realização dos Jogos e seria melhor o adiamento para 2021. O COB também se mostrou contra a realização dos Jogos neste ano.