Home Esporte

Pista de atletismo “Armando Garlippe” será modernizada e passará a receber campeonatos nacionais e internacionais

Obras de reforma e ampliação começam nesta segunda (9). Projeto seguirá normas da Confederação Brasileira de Atletismo/International Association of Athletics Federation

451

A Pista de Atletismo “Armando Garlippe” passará por modernização. As obras de reforma e ampliação terão início na próxima segunda-feira (9). Com a execução do projeto, a pista de atletismo de Araraquara será uma das melhores do Estado e, consequentemente, do País. Seguindo as normas da Confederação Brasileira de Atletismo/International Association of Athletics Federation (CBAt/IAAF), a pista poderá receber eventos nacionais e internacionais de atletismo e, além disso, os recordes estabelecidos poderão ser oficialmente homologados.

A ordem de serviço foi assinada na última segunda-feira (2), após licitação realizada no ano de 2022. A empresa vencedora foi a empresa PlayPiso Pisos Esportivos Ltda. O investimento será de R$ 7.318.205,45, sendo R$ 6 milhões via Finisa (financiamento junto à Caixa Econômica Federal), e o restante, recursos próprios.

De acordo com Édio Lopes, coordenador de Esportes, Lazer e Alto Rendimento da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, atualmente, no Estado de São Paulo, somente os municípios de Americana, Araçatuba, Barra Bonita, Bragança Paulista, São Caetano do Sul, Cubatão, São Caetano do Sul, São Paulo, Sertãozinho, Presidente Prudente, São Paulo, Praia Grande e Santa Rita Passa Quatro possuem pista de atletismo oficial homologadas pela CBAt.

“São poucos municípios, inclusive no país, com essa estrutura para competições nacionais e internacionais de atletismo. A pista deverá ser construída sobre base de asfalto e revestida com piso sintético, executado por fornecedor certificado pela IAAF”, afirma o coordenador.

De acordo com o projeto, será construída a pista com piso sintético e equipamentos e acessórios completos e oficiais para atletismo, incluindo gaiola de arremesso de disco e martelo, caixas de areia para saltos, guia de alumínio da borda interna da pista, tábuas de impulsão para salto triplo e em extensão, dispositivos de apoio em aço galvanizado para salto com vara, conjuntos completos para arremesso de peso, construção do fosso “steeple chase”, trave regulável para fosso “steeple chase” e demais elementos necessários para a certificação, entre outros. Também será construída uma nova pista de aquecimento.

O projeto também prevê a execução de canaletas de captação de águas pluviais em concreto, com grelha no perímetro interno da pista. No interior da pista, deverão ser executadas as instalações de drenagem sobre o gramado, interligadas à rede de drenagem principal. Prevê ainda a construção de uma nova rampa acessível e escada junto à entrada principal do conjunto, novo alambrado no perímetro externo da pista, além da recuperação total de alambrados e portões remanescentes.

Para o início da execução do projeto, a pista existente deverá ser removida por completo, incluindo arquibancada, taludes, área de depósito, postes de iluminação, o portão de acesso pela Rua Carlos Gomes e 36 elementos arbóreos, algumas delas com estado fitossanitário comprometido, de acordo com laudo técnico ambiental elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Haverá compensação ambiental com plantio de 540 árvores em áreas públicas, ainda a serem definidas, conforme Resolução Estadual SMA 07/2017 de 18 de janeiro de 2017 e Resolução Municipal SMMA – 003, de 12 de abril de 2011, que determinam o plantio de 15 árvores por cada elemento removido. Foi expedido um Termo de Compromisso de Compensação Ambiental, no qual a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer fica responsável pelo plantio e manutenção dessas árvores.