Home Esporte

Quartas-de-final, Série D… A matemática grená no Paulistão

124

 matematica ferroviariaRestam apenas duas rodadas

A reta final da primeira fase do Paulistão 2019 se aproxima e muitos clubes começam a fazer contas para garantirem a classificação à próxima fase ou para escaparem do rebaixamento.

Um dos times que buscam uma das vagas às quartas, a Ferroviária, pode se garantir, caso vença o São Caetano nesta sexta-feira, às 21h, na Fonte Luminosa, pela 11ª rodada da competição. Os ingressos já estão à venda.

Porém, a Locomotiva, mesmo se classificar para o mata-mata, ela não está garantida com a vaga para o Brasileiro Série D 2020.

Entenda a matemática grená no Grupo C para se garantir nas quartas e na Série D do Brasileiro:

VAGA ÀS QUARTAS

Corinthians

Apenas um ponto separa a Locomotiva do líder do grupo. Porém, na próxima rodada, o Timão terá pela frente o Oeste, na Arena Corinthians. Mesmo com um futebol oscilante da equipe de Fábio Carille, está a uma vitória de garantir a classificação e a primeira colocação da chave. Caso seja derrotado, Bragantino e Mirassol empatem os seus jogos, consolida a vaga às quartas.

Ferroviária

Dependendo apenas de si, a Ferrinha tem o São Caetano pela frente e está a três pontos de conquistar a vaga. Vice-líder do Grupo C com 14 pontos, quatro a mais que o terceiro colocado, Bragantino, e seis que o Mirassol, quarto lugar. Caso seja derrotada, terá que torcer para que os concorrentes não vençam os seus compromissos para carimbar a vaga ou decidí-la na última rodada.

Bragantino

Com poucas chances de classificação, o Massa Bruta não depende de suas forças para chegar à próxima fase. Com 10 pontos, precisa vencer os próximos dois jogos e torcer por tropeços de Corinthians ou Ferroviária para conseguir passar à próxima fase.

Mirassol

Brigando para não cair, o Leão possuí 9 pontos, têm chances remotas de classificação, podendo chegar aos 15 pontos. Porém, as atenções estão voltadas apenas em fugir das chances de ser rebaixado para a Série A2.

VAGA PARA SÉRIE D 2020

Quatro clubes disputam três vagas para o Brasileiro Série D da próxima temporada. Elas são conquistadas pelo melhor posicionamento entre as equipes que não estão em nenhuma divisão nacional.

No momento, Red Bull, Novorizontino e Ituano estão garantido as classificações para o próximo ano, de acordo com o posicionamento, e estão se classificando às quartas do Paulistão.

Mesmo se classificando às quartas, a Ferroviária não tem vaga garantida, pois está abaixo destes times na classificação geral do estadual.

Mas, como fica?

Nas quartas-de-final do Paulistão, a pontuação da primeira fase continua sendo somada.

Por exemplo: a Ferroviária teria que vencer um dos confrontos, que hoje seria contra o Corinthians, nas quartas e torcer para que o Ituano (está ficando a última vaga) não pontue nos dois jogos do seu possível confronto contra o São Paulo.

Outro caso é Ituano ou Novorizontino não passarem às quartas-de-final. O Red Bull está virtualmente classificado.

São Caetano, Novorizontino, Ituano e Ferroviária (Copa Paulista) estão garantidos para a edição deste ano. Como a Série D não possui vagas para o próximo ano, estas equipes também brigam pela classificação.

Crédito da foto: Beto Boschiero