Home Esporte

Virada impensável e o Palmeiras é finalista da Libertadores para decidir com Flamengo em Lima

Foi uma pressão tão forte que a LDU não teve como jogar, presa no seu campo diante de um Palmeiras guerreiro do começo ao fim. A comemoração foi uma apoteóse jamais observada na história do clube dada a dúvida - será que vai virar o placar de 3 a 0. E virou.

104
O Palmeiras de Rafael Veiga foi um rolo compressor sobre a LDU (Foto: César Grecco)

Se para a maioria parecia impossível reverter desvantagem de três gols de diferença, prevaleceu o dito que ‘jogo é jogado e lambari é pescado’.

Assim, o Palmeiras venceu o LDU por 4 a 0 na noite desta quinta-feira (30), no Allianz Parque, e com o resultado garantiu o direito de disputar o título da competição com o Flamengo.

O Palmeiras amassou o LDU de forma que sequer deu chances para que ele respirasse.

PRESSÃO O TEMPO TODO

Foi um volume ofensivo impressionante, com bola cruzada seguidamente à área adversária, e assim foram construídos os dois gols no primeiro tempo.

Primeiro quando Allan fez jogada pela direita, cruzou e o atacante Sosa levou vantagem no jogo aéreo, para testar e abrir o placar, aos 20 minutos.

Na jogada do segundo gol, a bola cruzada foi desviada de cabeça pelo centroavante Vitor Roque e aproveitada para arremate complementar pelo zagueiro Fuchs, aos 45 minutos.

VIRA DOIS E ACABA QUATRO

O Palmeiras manteve o mesmo volume de jogo ofensivo durante o segundo tempo, e a pressão resultou em mais dois gols, o suficiente para reverter uma desvantagem que poucos acreditavam.

Em jogada rápida de Vitor Roque pela esquerda e cruzamento para o interior da pequena área, apareceu o meia Veiga, de surpresa, para marcar o terceiro gol.

O quarto foi fruto de jogada individual de Allan pela direita, que escapou de vários adversários até sofrer o pênalti, convertido por Veiga, aos 36 minutos.

LIBERTADORES DE 1995

Como não lembrar a Libertadores de 1995 quando o Palmeiras sofreu goleada por 5 a 0 para o Grêmio, em Porto Alegre, e por pouco não reverteu a desvantagem no jogo da volta em São Paulo, quando venceu por 5 a 1, porém placar insuficiente.

Agora, Palmeiras e Flamengo farão a grande final da Libertadores 2025. Pelo segundo ano consecutivo, teremos uma decisão reunindo equipes brasileiras. O Flamengo assegurou uma vaga na final depois de vencer o Racing em casa por 1 a 0 e segurar o empate em 0 a 0 na Argentina. Já o Palmeiras perdeu de 3 a 0 para a LDU no Equador, mas conseguiu a virada nesta quinta-feira, após 4 a 0 no Allianz Parque.

Com dois tricampeões reunidos na final, neste ano conheceremos o primeiro time brasileiro a se sagrar tetracampeão da Libertadores.

BOLA OFICIAL

Nesta quinta-feira, a Conmebol revelou a bola oficial para a final. O design, com uma base branca e detalhes em preto e dourado, simboliza o brilho da taça da Libertadores e a excelência esportiva que caracteriza o torneio mais importante do continente. A bola especial é uma colaboração da entidade com a marca alemã Puma.

Pelo sétimo ano consecutivo, a final será definida em jogo único. A grande decisão será disputada no dia 29 de novembro, um sábado, em Lima, na capital do Peru. O horário da partida ainda será definido pela Conmebol. (Informações: Futebol Interior)

PALCO DA FINAL

O palco da final é o Monumental de Lima, com capacidade para 80 mil torcedores. O Flamengo guarda boas lembranças deste estádio, pois foi nele que venceu o River Plate e conquistou sua segunda Libertadores, em 2019.