Home Destaques

Zagueira Andreia Rosa anuncia aposentadoria do futebol

Um dos grandes nomes da história da Ferroviária anunciou que vai pendurar as chuteiras

255
Crédito: Millena Cravo/Ferroviária S/A

Com mais de 24 anos de carreira, a zagueira Andreia Rosa anunciou a sua aposentadoria, como jogadora, do futebol feminino. Aos 37 anos, a agora ex-jogadora comunicou a decisão em suas redes sociais na tarde deste sábado (18).

Ela encerrou a sua passagem recentemente pelo Grêmio, tendo disputado o Gauchão Feminino, quando perdeu a decisão para o Internacional, nos pênaltis ficando com o vice-campeonato.

Natural de São Pedro do Turvo, interior de São Paulo, Andreia Rosa de Andrade é um dos principais símbolos da história do esporte araraquarense, estando presente na criação do projeto do futebol feminino, no ano 2001, com o apoio do Extra Hipermercado e da Fundesport, que depois levaria o nome da Ferroviária. Neste período, foi tricampeã do Campeonato Paulista.

Naquela década, esteve presente em diversas convocações para a Seleção Brasileira e foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, este sendo o melhor resultado da modalidade na competição, e de um título da Copa América.

No Brasil, também defendeu a equipe do Saad e Centro Olímpico. Depois, foi para o futebol europeu para defender as cores do Avaldsnes IL, da Noruega, onde conquistou a Copa da Noruega.

Em 2019, em sua segunda passagem pelas Guerreiras Grenás, participou da campanha do bicampeonato do Brasileirão e foi vice-campeã da Libertadores da América. Em 2020, foi vice-campeã do Campeonato Paulista, este sendo o seu último torneio com a camisa grená.

Confira o anuncio feito em sua rede social:

“Com uma mistura de sentimentos, hoje venho anunciar o fim dessa jornada incrível! Foram mais de 24 anos entregando tudo de mim por esse esporte que amo incondicionalmente.

Nem nos meus melhores sonhos, eu poderia imaginar que viveria experiências extraordinárias na minha vida como as que vivi, as pessoas que encontrei e os lugares que passei.

Ao longo dessa jornada cresci como atleta e como pessoa, errei muito, mas aprendi lições, valores e princípios que carregarei para o resto da minha vida.

Fazer parte do processo de desenvolvimento do futebol feminino me deixa muito orgulhosa e gostaria de agradecer a todos que contribuíram e contribuem nessa construção. Um ecossistema onde ninguém sonha e ninguém consegue absolutamente nada sozinho.

Aos Clubes onde passei, diretorias, comissões, patrocinadores, imprensa, funcionários, torcedores e especialmente vocês atletas: minhas lindezas, fica aqui a minha gratidão por tudo que compartilhamos juntos e espero ter deixado um pouco de mim em vocês assim como vocês deixaram em mim.

Continuem acreditando e lutando pelos os seus sonhos e com muita determinação e profissionalismo continuem fazendo a diferença como atletas e seres humanos, futebol é só um detalhe!
Ah!! não esqueçam de “morderem ‘a cara’ delas!” Amo vocês! Sentirei saudades de estar ali dentro mas feliz por encerrar um capítulo vitorioso da minha história.
Pronta para os novos desafios que virão pela frente!

Obrigada meu Deus por tudo!”