Home Destaques

Em duelo de líderes, Ferroviária encara a Portuguesa-RJ pela Série D

Em duelo inédito, Locomotiva quer que o fator casa seja o diferencial diante da Lusa carioca

123
Crédito: Tiago Pavini / Ferroviária S/A

Após uma semana, a Ferroviária volta a campo neste sábado, às 18h, para encarar a equipe da Portuguesa-RJ, na Fonte Luminosa, pela segunda rodada do Brasileiro Série D.

O duelo vale a liderança isolada do Grupo A-7. Na estreia, a Locomotiva venceu o Nacional fora de casa, enquanto a Lusa recebeu o Toledo e também levou a melhor.

Com a semana cheia para trabalhar, o treinador Dado Cavalcanti pregou cautela. Para ele, este será o duelo mais difícil da Locomotiva nesta primeira fase, ressaltou a qualidade do adversário, principalmente com a postura no campo ofensivo, mas espera um bom rendimento de sua equipe por jogar na Fonte.

“Será um jogo completamente diferente [em relação ao primeiro] e em vários sentidos. O principal deles é o palco da partida. É um campo bom, onde estamos acostumados e vamos enfrentar um adversário mais qualificado tecnicamente, muito mais experiente e pela forma que jogam. Pelo que visualizamos da equipe da Portuguesa e pelo que podemos trazer, tem tudo para ser um grande jogo. Para quem assistir, espero que não se arrependa. Vamos enfrentar um adversário que joga, que propõe o jogo e tem similaridades com a nossa equipe, tanto na construção, como nas pressões ofensivas. Mas eu espero que a nossa equipe seja mais competente que o adversário”, detalhou Cavalcanti.

O técnico grená revelou também que pretende manter a mesma equipe da estreia para buscar mais entrosamento e confiança dos jogadores que começarem jogando.

“A tendência é que eu leve a campo a mesma equipe que estreou. Entendo que a repetição da escalação traz confiança, evolução de equipe e até as próprias entradas dos atletas em um ambiente mais estruturado e confortável, possam render mais”, contou.

Um dos destaques da vitória diante do Nacional, o volante Nando Carandina vê um adversário mais qualificado, mas espera que a equipe grená fique com os três pontos ao fim da partida.

“A expectativa para este jogo diante da Portuguesa é muito boa, principalmente vindo de uma estreia que vencemos fora de casa. Sabemos que vai ser um jogo completamente diferente do que a gente encontrou no Paraná. Vimos algumas coisas sobre a Portuguesa e nos preparamos bem. Sabemos o que temos que fazer nesta partida de sábado, entrar concentrado ao máximo para podemos fazer o que a gente treinou durante a semana”, disse.

Volante Nando Carandina espera um adversário “diferente” no final da tarde deste sábado – Crédito: Jonatan Dutra / Ferroviária S/A

Capitão do Santo André na grande campanha feita no Paulistão, Carandina falou das lideranças que existem no elenco e que isso acaba ajudando à todos não apenas dentro de campo, mas fora também.

“É muito importante você ter várias lideranças, isso não é apenas nos jogos, mas no dia a dia também. Tenho certeza que a Ferroviária escolheu isso a dedo também, jogadores que possam transmitir essa liderança, não só no campo, mas fora dela. Isso é importante porque não saberemos como serão os próximos jogos e  quem são os que vão jogar. Temos que ter várias lideranças por estes motivos. Quanto mais lideranças positivas você têm, consegue suprir qualquer dificuldade de um jogo ou semana ruim para que possam caminhar da melhor maneira possível”, contou.

Para este jogo, a comissão técnica pode ter as voltas do volante Dener e do atacante Hygor, que estavam lesionados e treinaram normalmente nesta semana. O goleiro reserva, Wagner Coradin, machucado, não deve ser relacionado para a partida.

Com isso, a Ferroviária deverá ir a campo com Saulo; Lucas Mendes, Anderson Salles, Max e Arthur; Nando Carandina, Dudu Vieira e Tony; Tiago Marques, Bruno Mezenga e Branquinho.

DUELO INÉDITO

Ferroviária e Portuguesa se enfrentarão pela primeira vez na história. Esta será a quarta Portuguesa diferente em que a Locomotiva terá pela frente.

De acordo com o blog Ferroviária em Campo, do historiador Vicente Baroffaldi, a equipe araraquarense enfrentou a Portuguesa de Desportos, Portuguesa Santista e Portuguesa do Paraná

A última vez em que a Ferroviária cruzou com uma Portuguesa foi no dia 11 de novembro de 2017, quando encarou a Lusa da capital pela semifinal da Copa Paulista.

No segundo do jogo, derrota por 1 a 0, em partida disputada na Fonte Luminosa. Como havia vencido o primeiro duelo por 2 a 0, carimbou vaga na final e depois conquistou o título da competição em cima da Inter de Limeira.