A exposição “Ferroviária, nosso manto grená: hoje, amanhã e sempre!” segue no saguão da Câmara Municipal até o próximo dia 22 de agosto, quando Araraquara completará 205 anos de vida.
Realizada pela Câmara, em parceria com a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico e com o Museu do Futebol e Esportes de Araraquara, a exposição traz elementos do passado e do presente da Locomotiva, além de troféus, camisas históricas, fotografias e recortes de jornais.
Durante a exposição, o presidente do clube, Carlos Salmazo, enalteceu o trabalho feito pela Câmara em prol da Ferroviária e agradeceu a moção feita pelos vereadores em apoio à instituição.
“Estamos muito felizes por este momento. Quero agradecer a todos os vereadores que assinaram a moção de apoio à Ferroviária. Me deixa muito feliz e satisfeito. Toda a diretoria da instituição veio testemunhar isso”, enalteceu.

Já a vereadora Fabi Virgílio (PT), uma das idealizadoras da exposição, recorda da ligação da cidade com o clube como forma de mostrar para a população a representatividade e importância das equipes ao longo das décadas.
“A Ferroviária demonstra esta ligação direta com o seio da nossa cidade e sociedade, e elas estão intrinsicamente ligadas. Uma não está desassociada da outra. Trouxemos um pedacinho deste museu em nosso saguão, que recebe muitas pessoas todos os dias, poderão ter este coração atingido e sentir o que a Ferroviária nos representa”, comentou.
O presidente da Câmara, Aluisio Boi (MDB), ressaltou a importância do clube que carrega o nome de Araraquara para todos os cantos do Brasil e do mundo.
“Nós queremos que a população venha e que possa ir também ao Museu da Ferroviária, pois a história do clube é magnifica e o amor da cidade de Araraquara tem que sempre fortalecer a Ferroviária. É ela que leva o nosso nome para fora”, declarou.
Por fim, o prefeito Edinho Silva (PT) falou da força do município e da história da ferrovia na cidade para o surgimento da Ferroviária.
“A Ferroviária é o nosso maior símbolo e faz a síntese do desenvolvimento econômico da nossa cidade, da força da categoria profissional dos ferroviários, do sonho de criação de um time de futebol. A história de Araraquara passa pela ferrovia e pela Ferroviária. Ela está no coração de todos nós. Parabéns à Câmara Municipal por essa iniciativa”, declarou o prefeito Edinho.
O endereço da exposição fica na Rua São Bento, a Rua 3, nº 887, no Centro.