Foi no sufoco, mas a Ferroviária lutou bravamente e buscou um heroico empate diante do Santo André, em jogo válido pela sexta rodada do Paulistão 2022.
Em partida bastante movimentada, a Locomotiva e Ramalhão ficaram no 2 a 2, no estádio Bruno José Daniel em Santo André.
O primeiro tempo ficou empatado em 1 a 1, com Júnior Todinho abrindo o placar para o time da casa, enquanto Rafael Luiz deixou tudo igual.
Antes do término, o volante Uillian Correia acabou sendo expulso em falta cometida em Todinho após revisão do VAR em lance que o árbitro tinha mostrado o cartão amarelo.
Com o jogo prejudicado, o time grená jogou todo o segundo tempo com 10 jogadores em campo e o Ramalhão ficou novamente em vantagem com Gustavo Nescau.
Já na parte final do jogo, aos 48 minutos, o zagueiro Bruno Leonardo fez de cabeça e conseguiu o empate milagroso para o time araraquarense, saindo com ponto precioso fora de casa.
Com o resultado, a Ferroviária chega aos sete pontos e se mantém na segunda colocação do Grupo B, tendo o São Bernardo a frente com oito pontos e com um jogo a menos. A Ferrinha pode ser ultrapassada em caso de vitória do São Paulo contra Ponte Preta.
Na próxima rodada, a Ferroviária recebe o Palmeiras, na quarta-feira, às 19h, na Fonte Luminosa. Os ingressos para este confronto começam nesta segunda-feira, pela Internet e também nas bilheterias do estádio.
O JOGO
A Ferroviária deu o primeiro chute a gol do jogo aos quatro minutos. Gegê pega a bola pelo lado direito, finta o marcador e chuta de longe. Jefferson Paulino espalma dentro da grande área e a zaga completa, mandando a bola para escanteio.
O Santo André chegou com perigo aos sete minutos. Thallyson recebe bola na esquerda e cruza na área, Todinho entra livre dentro da pequena área, mas não consegue alcançar a bola, que sai pela linha de fundo.
No minuto seguinte, o Ramalhão conseguiu abrir o placar. Em pressão na saída de bola grená, Bernardo tenta chapelar, Thallyson recupera, toca de cabeça para Lucas Tocantis e acha Todinho livre, que da entrada da área, finaliza de pé esquerdo e manda a bola no canto de Saulo, sem chances de defesa: 1 a 0.
Tentando sair para o jogo na busca pelo empate, a Locomotiva começou a apresentar um maior volume de jogo e chegou ao ataque aos 16 minutos. Em jogada pela esquerda, Orejuela cruza rasteiro, mas Jefferson Paulino consegue se antecipar a Bruno Mezenga e faz a defesa. O atacante grená acabou se chocando com o arqueiro e precisou de atendimento, mas ficou tudo bem com ele.
Aos 18, por pouco a Locomotiva quase chega ao empate. Jefferson Paulino tenta lançar a bola para o campo de ataque, mas Uillian Correia intercepta e toca para Thomaz, que da entrada da área, solta uma bola, mas o arqueiro do Ramalhão faz boa defesa e manda a bola para escanteio.
O time da casa voltou a chegar com perigo aos 25 minutos. Em cobrança de falta pela direita, Thallyson bate direto para o gol e Saulo vai no canto esquerdo para fazer boa defesa.
Enquanto a Ferroviária sai mais para o ataque, o Ramalhão apostava nos contra-ataques para ampliar o placar. Aos 31, Bruno Leonardo desarma Todinho, mas acaba dando passe para Lucas Lourenço, que finaliza quase da meia-lua e a bola passa tirando tinta da trave.
Porém, aos 34 minutos, a Locomotiva conseguiu alcançar a igualdade. Bernardo cruza da direita, Bruno Mezenga resvala de cabeça e a bola chega até Orejuela, que chuta cruzado, o zagueiro Luiz Gustavo afasta momentaneamente, mas Rafael Luiz pega a sobra e chuta forte para fazer o gol: 1 a 1.
Aos 44 minutos, a Ferroviária teve um jogador expulso. Em dividida no campo de ataque, Uillian Correia acabou acertando o rosto de Todinho. A princípio, o árbitro, Pablo Rodrigo de Soares, havia aplicado apenas o cartão amarelo. Porém, o VAR foi acionado e, após revisão, o amarelo foi anulado e foi mostrado o cartão vermelho.
Na segunda etapa, o Santo André voltou com uma alteração, buscando mais ofensividade, entrando Gustavo Nescau no lugar do volante Jatobá.
Os 10 primeiros minutos, a equipe do Ramalhão sufocou e por pouco não abriu o placar. Thallyson cruza da esquerda e Gustavo Nescau cabeceia, a bola vai no meio do gol e Saulo consegue fazer a defesa.
Sem atacar, a Locomotiva apenas buscava o contra-ataque, já que estava inferiorizada numericamente em campo.
De tanto insistir, o time da casa ficou novamente a frente do placar. Aos 22, em jogada pela direita, Jeferson cruza na área, Gustavo Nescau ganha pelo alto e acerta cabeceio certeiro, no canto direito de Saulo, para fazer 2 a 1.
O VAR voltou a dar as caras aos 28 minutos. Didi cometeu falta em Dudu Vieira próximo da área e o árbitro marcou falta. Porém, a tecnologia foi acionada mais uma vez para uma possível penalidade, mas após checagem, a infração fora da área foi mantida.
Com o passar do tempo, o Santo André não chegava mais com ímpeto ao ataque e começou a valorizar muito as faltas que recebia, mas a Ferroviária não conseguia aproveitar o momento por falta de criatividade.
Aos 39 minutos, a equipe grená conseguiu chegar ao ataque com uma cobrança feita do campo de defesa. Didi lança para área, Bruno Mezenga desvia de cabeça e por pouco Orejuela não aproveita, mas Jefferson Paulino estava ligado e se antecipou para fazer a defesa.
Na reta final de jogo, a Ferrinha começou a pressionar e por pouco não chegou ao empate aos 47. Bernardo cobra falta alçada para dentro da grande área, a bola passa por todo mundo e Jefferson Paulino consegue espalmar para escanteio.
Já na cobrança, a Locomotiva alcançou o gol de empate aos 48. Gegê cobra escanteio fechado e Bruno Leonardo cabeceia forte para o fundo das redes, sem chances de defesa para o goleiro e decretar o placar final de 2 a 2.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO PAULISTA 2022 – SÉRIE A1 – 6ª RODADA
SANTO ANDRÉ 2×2 FERROVIÁRIA
Data/horário: sábado, 12 de fevereiro de 2022, às 18h30
Local: estádio Bruno José Daniel, em Santo André
Arbitragem: Pablo Rodrigo Soares de Oliveira, auxiliado por Daniel Luís Marques e Vladimir; 4º árbitro: Alester Clauli da Costa Tambelo
VAR: Edina Alves Batista, auxiliada por Marco Antônio de Andrade Motta Júnior
Público: 1.019 pagantes
Renda: R$ 21.785,00
Cartões amarelos: Gustavo Nescau (aos 22′ do 2T), Bruno Xavier (aos 44′ do 2T) para o Santo André; Didi (aos 24′ do 2T), Elano Blumer (aos 35′ do 2T) para a Ferroviária
Cartão vermelho: Uillian Correia (aos 44′ do 1T) para a Ferroviária
Gols: Todinho (aos 8′ do 1T) e Gustavo Nescau (aos 22′ do 2T) para o Santo André; Rafael Luiz (aos 32′ do 1T) e Bruno Leonardo (aos 48′ do 2T) para a Ferroviária
Santo André – Jefferson Paulino; Jeferson, Luiz Gustavo, Carlão e Thallyson; Serginho, Jatobá (Gustavo Nescau), Dudu Vieira e Lucas Lourenço (Tiaguinho); Todinho e Lucas Tocantins (Bruno Xavier). Técnico: Thiago Carpini
Ferroviária – Saulo; Bernardo, Bruno Leonardo, Didi e Breno Lopes (João Lucas); Thomaz (Gleyson), Uillian Correia e Gegê; Rafael Luiz, Bruno Mezenga e Orejuela. Técnico: Elano Blumer