Jogando na tarde desta segunda-feira, a Ferroviária estreou com vitória na Liga de Desenvolvimento de Futebol Feminino, disputada na cidade de Sorocaba.
Diante do Santos, as Guerreirinhas Grenás venceram pelo placar de 2 a 0, em partida disputada no CT 2 do Atlético de Sorocaba. Os dois gols saíram na primeira etapa com as atacantes Rhaissa e Aline Gomes.
Com o resultado, a Ferrinha divide a liderança do Grupo B com o Vasco, que venceu a Chapecoense por 4 a 1 e leva vantagem no saldo de gols.
Na próxima rodada, a Ferroviária fará duelo contra o Vasco, na quarta-feira, às 14h, no CT 1 do Atlético Sorocaba.
A Liga de Desenvolvimento de Futebol é organizado e realizado por CBF e CONMEBOL. Ao todo, oito clubes foram divididos em dois grupos com quatro em cada.
No Sub-16, o Grupo A é composto por Fluminense, Internacional, Palmeiras e São Paulo, enquanto o Grupo B é formado por Ferroviária, Chapecoense, Santos e Vasco. As partidas tem duração de 60 minutos, divididas em dois tempos de 30.
Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a semifinal, que será disputada em partida única, até que se conheça o campeão e terá vaga na CONMEBOL Festa Evolução de 2022, considerada a Libertadores da categoria.
O JOGO
Logo aos quatro minutos, a Ferroviária balançou as redes, mas o lance foi invalidado. Em cobrança de escanteio na área, Rhaissa divide pelo alto e a bola fica com Fogaça, que completou para o fundo das redes, mas o assistente dois, Rafael Tadeu Alves de Souza, marcou impedimento no lance.
Já aos 18 minutos, a Ferrinha chegou novamente com perigo. Em cruzamento do lado direito, Rhaissa domina na área e chuta forte, mas Rayssa faz a defesa no centro do gol.
Porém, dois minutos depois, a equipe grená conseguiu abrir o placar. Em jogada pela direita, Aline Gomes cruza na medida para Rhaissa cabecear e fazer 1 a 0.
Aos 25 minutos, a Ferrinha ampliou o placar. Em saída errada de bola santista, Aline Gomes recebe presente na entrada da área, finta duas marcadoras e bate forte no canto direito de Rayssa para marcar um golaço: 2 a 0.
Logo no fim da primeira etapa, por pouco as Guerreirinhas não ampliaram o placar. Aos 28 minutos, Aninha cobra falta de longe, mas a bola acaba explodindo no travessão. No rebote, o ataque grená não consegue aproveitar e a zaga santista afastou o perigo.
Na segunda etapa, o Santos quase descontou nos primeiros segundos de jogo. Ana Clara recebe na entrada da área e chuta forte. Leilane é enganada pela curva da bola, que explode no travessão. Na sequência, a zaga grená afasta o perigo para escanteio.
Após o susto, a Ferrinha voltou a ter o controle do jogo e voltou a rondar a grande área santista e conseguiu chegar com perigo aos 15 minutos.
Em cobrança de falta, Naty Vendito cobra por cima da barreira, mas Rayssa faz grande defesa e mandou a bola para escanteio.
Com o passar do tempo, a Ferroviária manteve o controle de bola e conseguiu gastar o tempo. O Santos não conseguia criar dificuldades para o setor defensivo.
Porém, no último minuto, as Sereinhas desperdiçaram uma ótima oportunidade de descontar no placar. Isa Viana recebe bola por de trás da zaga, consegue fintar a goleira Leilane, mas na finalização, bateu mal na bola e acertou a rede pelo lado de fora do gol.
FICHA TÉCNICA
LIGA DE DESENVOLVIMENTO DE FUTEBOL FEMININO SUB-16 – 1ª RODADA
FERROVIÁRIA 2×0 SANTOS
Data/horário: segunda-feira, 6 de dezembro de 2021, às 16h
Local: CT 2 do Atlético Sorocaba, em Sorocaba
Arbitragem: Thiago Lourenço de Mattos, auxiliado por Marcela de Almeida Silva e Rafael Tadeu Alves de Souza; 4º árbitro: Salim Fende Chavez
Gols: Rhaissa (aos 20′ do 1T), Aline Gomes (aos 25′ do 1T) para a Ferroviária
Ferroviária – Leilane; Aninha, Grazy, Fogaça e Anita; Fernanda, Pepê (Cibely) e Naty Vendito; Aline Gomes, Rhaissa (Samara) e Geovanna (Duda Frazão). Técnica: Júlia Passero
Santos – Rayssa; Emily, Myrelle, Antônia e Gabrielli; Sofia, Ana Clara, Geizi e Isa Viana; Gabi Leveque e Gabriely. Técnica: Sandra Santos