Home Ferroviária

Ferroviária enfrenta o XV de Piracicaba na estreia do Paulista Sub-20

Locomotiva estreia fora de casa, diante do Nhô Quim

150
Meio-campista Guilherme Malheiro em treinamento contra o profissional da Ferroviária - Crédito: Tiago Pavini / Ferroviária S/A

Após quase um ano, a Ferroviária se prepara para voltar a campo pelo Paulista Sub-20. A sua estreia será diante do XV de Piracicaba, partida que acontece nesta quinta-feira, às 15h, no estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba.

Nos últimos dias de preparação, o técnico Leonardo Mendes analisou como vai ser a competição deste ano. Em 2020, o campeonato foi mais curto, mas a equipe chegou até o mata-mata, caindo para o Santos na fase quartas de final.

“Vai ser um campeonato diferente do que foi ano passado, com menos equipes e foi mais curto. Este ano, teremos uma primeira fase com mais partidas, onde teremos a oportunidade de jogar alguns jogos mais equilibrados. A ideia é que nesta primeira fase possamos ajustar a equipe, dar um repertório melhor de jogo para os atletas para chegar na segunda fase, porque a competição vai afunilar, vai exigir muito da gente e precisamos estar bem preparados”, detalhou o técnico à TV Ferroviária.

A preparação da equipe seguiu com muita precaução em Araraquara, por conta da pandemia do coronavírus. Por não ter adversários de fora para a realização de jogos-treino, boa parte dos testes foram feitos com o time profissional dirigido por Elano Blumer.

“Toda a coordenação teve essa preocupação de fazermos vários jogos-treino que, por mais que não seja num âmbito competitivo, isso acaba dando uma certa condição de jogo aos atletas. Por isso, fizemos jogos de 15 em 15 dias contra o profissional”, contou Mendes.

Um dos mais experientes do elenco, o atacante Almeida retornou à Locomotiva após breve passagem pela base do Bahia. Na edição passada, o jogador foi o artilheiro da competição ao anotar oito gols. Ele falou sobre essa troca de experiências com o time profissional, o que pode agregar para os jogos dentro da competição.

“Cada treino que a gente faz contra o profissional, ganha mais uma bagagem e levamos esta experiência para os jogos. Todo mundo está com o mesmo intuito de fazer um grande campeonato. Todo mundo tá treinando firme e forte, focado neste começo para ir bem e fazer um bom ano”, contou.

Em seu último ano na equipe de base, o talento de 20 anos falou que o grupo soube lhe dar durante este momento da pandemia e espera estrear bem diante do XV.

“Foi um momento difícil pra todo mundo por conta da pandemia, mas soubemos contornar isso e treinamos bem forte para estrearmos neste campeonato”.

A Ferroviária está no Grupo 3, ao lado de Inter de Limeira, Velo Clube, XV de Piracicaba, Grêmio São-carlense e Independente de Limeira. A estreia em Araraquara será no dia 12, quinta-feira, às 15h, diante do Independente.

Na edição passada, atacante Vinícius Almeida foi o destaque ao ser artilheiro da competição com oito gols – Crédito: Arquivo – Tiago Pavini / Ferroviária S/A

O PAULISTA SUB-20

Na edição deste ano, terão a presença de 54 clubes, divididos em nove grupos com seis equipes em cada.

As equipes se enfrentam entre si dentro dos respectivos grupos na primeira fase, em turno e returno, classificando-se à próxima fase as três melhores equipes de cada chave, mais os cinco melhores quartos colocados geral.

Os 32 classificados serão divididos em oito grupos com quatro em cada, novamente com jogos em turno e returno, e os dois primeiros avançam assim para a fase oitavas de final, até que seja conhecido o campeão da competição. A final marcada para o dia 22 de dezembro.