A Ferroviária inicia a caminhada do mata-mata do Brasileiro da Série D neste final de semana. O time enfrentará o Marcílio Dias, neste sábado, às 16h, no estádio Hercílio Luz, em Itajaí, Santa Catarina, pelo jogo de ida da segunda fase.
Em situação mais tranquila na primeira fase, a Locomotiva conseguiu a classificação com duas rodadas de antecedência, mas precisou garantir a primeira colocação do Grupo A-7 na última rodada, onde chegou aos 30 pontos, quatro a mais que o segundo colocado, Mirassol.
Concentrada em Camboriú, em Santa Catarina, desde a noite de quinta-feira, a Ferrinha finalizou os trabalhos nesta sexta-feira, no CT do Barra, antes do confronto diante do Marinheiro.
O treinador Paulo Roberto Santos falou sobre a expectativa para o início da nova fase no campeonato e tem dúvidas sobre a escalação da equipe para o jogo deste sábado.
– Utilizamos estes dois últimos jogos [contra Portuguesa e Nacional] para avaliarmos o grupo e também fazer algumas observações. Foram positivas para que nós pudéssemos definir até uma equipe para iniciarmos o mata-mata. No geral, a participação [na primeira fase] foi muito boa, pois os objetivos foram alcançados e esperamos que o grupo possa manter essa regularidade no mata-mata – declarou.
Outra curiosidade dentro deste duelo é o encontro de treinadores que conhecem os atalhos para o acesso dentro da competição. Paulo Roberto comandou o São Bento entre 2016 e 17, levando a equipe da Série D para a Série B. enquanto Waguinho Dias é o atual campeão da Série D com a equipe do Brusque, está na Série C.
Apesar disso, o treinador grená preferiu enaltecer o confronto entre as duas equipes e deixou de lado o duelo a parte com o comandante adversário.
– Eu não vejo como duelo de técnico, mas de duas agremiações, cada uma brigando pelo seu objetivo. O Waguinho é um grande treinador, fez um grande trabalho na temporada passa com o Brusque e também conhece a divisão. Esperamos um confronto onde os jogos deverão ser muito equilibrados, e aquela equipe tiver mais espírito de decisão, mais concentração e espírito de decisão, atenta aos detalhes, poderá sair na frente – comentou Paulo Roberto.
Já o volante Nando Carandina, que retorna de suspensão do terceiro cartão amarelo, analisa como deve ser o campeonato a partir de agora e ressaltou a força do adversário mesmo com desfalque de quatro jogadores que estão com Covid-19.
– A gente sabe que vai ser outro tipo de campeonato, não pode errar, mas se errar, tem que ser o mínimo possível. Estamos preparados. Sabemos que eles têm alguns desfalques do lado deles, mas isso não vai mudar a força e o que almejam no campeonato. Estamos preparados para qualquer eventual estratégia deles e o que vamos encontrar.
– Vai ser um jogo bem diferente do que a gente vem enfrentado, pois acredito que por ser o primeiro jogo na casa deles, vão querer se impor, principalmente no início de jogo. Temos que estar bem concentrados, fazer o nosso jogo, que é criar oportunidades, ter várias chances de gols e poder aproveitar elas. Sabemos que nos outros jogos, tivemos mais chances e não concluímos em gol. Temos que estar mais preparados para este ‘mata’, pois tenho certeza que a gente vai ter bons resultados tanto lá, como aqui – finalizou o volante.
Além de Nando, outros que também retornam depois de cumprir suspensão são o volante Pio e o meia Anderson Rosa. O atacante Hygor chegou a ter negociação para defender o Juventude na Série B, mas a diretoria grená optou em mantê-lo para a fase decisiva da competição e dever ficar a disposição neste final de semana.
A Ferroviária poderá ir a campo com Saulo; Lucas Mendes, Matheus Salustiano, Max e Bruno Recife; Nando Carandina, Pio, Tony e Fellipe Mateus; Branquinho e Tiago Marques.
MARCÍLIO DIAS ESTÁ CONFIANTE
Já o Marinheiro conseguiu a classificação pelo Grupo A-8 apenas na última rodada, quando derrotou o Pelotas, um dos favoritos do grupo, por 1 a 0 e garantiu a quarta colocação, deixando os gaúchos de fora da segunda fase.
Com ânimo renovado, o zagueiro Magrão, que retorna de suspensão, busca escrever ao lado da equipe uma nova história na fase mata-mata, mas prega cautela ao falar da Ferroviária, seu próximo adversário.
– A confiança está altíssima. Todo jogador gosta de jogar grandes jogos. Este primeiro vai ser um divisor de águas. Se passarmos pela Ferroviária, seremos vistos com outros olhos dentro da competição. É o maior investimento é da Ferroviária e sabemos os jogadores qualificados que eles têm. Todo mundo tem acompanhado a primeira fase e fizera uma grande campanha. Tenho amigos jogando lá que passaram na minha época de São Caetano e contam também com jogadores experientes – declarou o zagueiro Magrão.
– Sabemos da nossa capacidade e dos valores do nosso grupo, é colocar em prática. Precisamos aproveitar cada treinamento para chegar muito forte sábado e, no próximo domingo, tenho fé e muita confiança que vamos passar por este mata-mata – completou.
O experiente treinador Waguinho Dias disse que a equipe está definida, mas não revelou a escalação, e elogiou o seu adversário.
– A nossa equipe já está definida, bem treinada e estamos conscientes sobre a Ferroviária. Pela experiência, jogadores e pelo banco de reservas que tem, será um jogo muito difícil. Se eu estivesse no lugar deles, saberia jogar fora, pois tem o jogo em casa. Pelo que vem apresentado, é uma equipe que vai propor o jogo, vir pra cima, vai tentar uma vitória simples ou empate. A Ferroviária não vem aqui para segurar lá trás ou perder de pouco. Estamos preparados para qualquer tipo de situação.
– Qualquer resultado aqui não define a classificação no primeiro jogo. Temos que saber jogar em casa para ter a vantagem, isso sim que é muito importante – declarou Waguinho.
A novidade pode ser a estreia do meia Adriano Paulista, que estava no Ferroviário-CE e também tem passagem pela Locomotiva, entre 2014 e 15.
O volante Marllon levou o terceiro amarelo diante do Pelotas e está fora do confronto, enquanto o goleiro Beliato, com uma lesão no ombro, é dúvida para o jogo. Quatro jogadores que haviam testado positivo para Covid-19 antes do jogo da 14ª rodada, devem ficar à disposição da comissão técnica.
A equipe catarinense pode ir a campo com Victor Golas (Beliato); Luís Renan, Luan, Magrão e Weriton; Daniel Pereira, Diego Silva, Nathan (Adriano Paulista) e Felipe Pará; Anderson Ligeiro e Hélio Paraíba.
Já arbitragem ficará por conta do trio mineiro, formado por Ronei Candido Alves, auxiliado por Leonardo Henrique Pereira e Breno Rodrigues.