O sonho do acesso da Ferroviária para a Série C foi sucumbido na tarde deste domingo, na Fonte Luminosa.
Diante do Atlético Cearense, a equipe ficou no empate por 0 a 0 no tempo normal e foi eliminada nos pênaltis por 4 a 3 na fase quartas de final do Brasileiro da Série D.
Dentro dos 90 minutos, a Locomotiva se sobressaiu e foi melhor, mas não conseguiu ser efetiva nas finalizações a gol.
Com a partida terminando empatada, a vaga foi decidida nas penalidades.
Na primeira cobrança, iniciada pelo time da Águia, Dudu Itapajé parou em defesa de Saulo. Pelos lados da Ferrinha, Alisson Taddei também foi brecado pelo goleiro Carlão.
Edgar colocou o time visitante em vantagem, enquanto Léo Castro também converteu para o time grená. Hércules deixou os cearenses novamente a frente, mas Jefinho acabou batendo no meio do gol e Carlão fez a defesa.
Waldson deixou a equipe cearense próxima da próxima fase ao converter a sua cobrança, mas Bernardo também fez, mantendo o time grená vivo na disputa.
Na última cobrança que já poderia dar a vaga ao Atlético, o goleiro Carlão cobrou e Saulo fez a defesa. Léo Rigo converteu para o time da casa e encerrou a primeira série das penalidades em 3 a 3.
Já nas cobranças alternadas, Saulo brilhou e defendeu a cobrança de Nailton. Quando a Ferroviária teve a oportunidade de garantir a vaga, o jovem Ian Luccas fez a sua cobrança e foi a vez do goleiro Carlão se consagrar ao agarrar a bola.
Claudivan converteu a sétima cobrança e deixou a Águia em vantagem. Na cobrança de Marquinhos, o volante grená cobrou no canto esquerdo e Carlão fez a defesa, se consagrando como grande herói do Atlético ao defender quatro chutes em seu gol, garantindo o acesso para a Série C.
Agora, o Atlético Cearense enfrentará o Campinense-PB nas semifinais. Já a Ferroviária encerrou a sua participação nesta temporada e tem vaga garantida na Série D de 2022. Antes, começa a projetar na disputa do Paulistão 2022.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D 2021 – QUARTAS DE FINAL – JOGO DE VOLTA
FERROVIÁRIA (3)0x0(4) ATLÉTICO-CE
Data/horário: domingo, 17 de outubro de 2021, às 15h
Local: estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara
Arbitragem: Ramon Abatti Abel (SC), auxiliado por Henrique Neu Ribeiro (SC) e Helton Nunes (SC); 4º árbitro: Willian Machado Steffen (SC)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (VAR-FIFA/SC), auxiliado por Charly Wendy Straub Deretti (FIFA/SC)
Cartões amarelos: Gustavo Medina (Ferroviária); Dudu Itapajé e Nailton (Atlético Cearense
Ferroviária – Saulo; Gustavo Medina (Alisson Taddei), Bruno Leonardo e Léo Rigo; Bernardo, Marquinhos, Ian Luccas e Bruno Santos; Diogo Oliveira (Luan), Gleyson (Jefinho) e Júlio Vitor (Léo Csatro). Técnico: Elano Blumer
Atlético-CE – Carlão; Gustavo Silva (Felipe), Edgar, Waldson e Bruno Nascimento (Nailton); Daniel (Claudivan), Hércules, Iago Araújo (Matheus França) e Dudu Itapajé; Ewerton Potiguar (Hitalo) e Erick Pulga. Técnico: Raimundo Wágner