A edição deste ano do Campeonato Paulista Sub-20 está sendo histórica para a Ferroviária. A Locomotiva vem acumulando números expressivos na campanha que, até o momento, coloca a AFE entre as quatro melhores equipes do estado.
A vaga na semifinal foi conquistada após uma partida de superação da AFE. Na semifinal, o adversário será o São Paulo, com a primeira partida na sexta-feira (03), às 15 horas, em Cotia; e a segunda partida na Fonte Luminosa, na sexta-feira dia 10.
Na outra semifinal, estão Grêmio Novorizontino e Palmeiras.
A CAMPANHA
A Ferroviária liderou as três fases de grupo da competição, sendo que na primeira fase avançou com 100% de aproveitamento (dez jogos e dez vitórias).
1ª fase – 1º lugar do Grupo 04 com 30 pontos (dez jogos, dez vitórias, 100% de aproveitamento)
2ª fase – 1º lugar do Grupo 17 com 16 pontos (seis jogos, cinco vitórias e um empate)
3ª fase – 1º lugar do Grupo 25 com 12 pontos (seis jogos, quatro vitórias e duas derrotas)
Quartas de final – eliminou o Red Bull Bragantino (dois jogos, uma vitória e uma derrota)
A Locomotiva tem a segunda melhor campanha geral, com 61 pontos conquistados, atrás apenas do Palmeiras, que somou 63.
Além disso, a AFE tem a melhor defesa dentre os quatro semifinalistas: sofreu apenas 15 gols. O Grêmio Novorizontino sofreu 16 e São Paulo e Palmeiras sofreram 17.
SUPERANDO A CAMPANHA DE 2021
A Locomotiva está fazendo a melhor campanha de sua história na competição. Até o momento, são 24 partidas, com 20 vitórias, um empate e três derrotas; aproveitamento de 84,7% dos pontos disputados. Marcou 48 gols e sofreu 15.
Para efeito de comparação, a última vez que a AFE chegou até a semifinal foi em 2021. Na ocasião, a Locomotiva chegou até essa fase com 22 partidas disputadas, 15 vitórias, quatro empates e três derrotas; um aproveitamento de 74,24% dos pontos disputados.
ENTRE AS QUATRO MELHORES
É a segunda vez nas últimas três edições que a Ferroviária chega até a fase semifinal da competição. Além da AFE, apenas São Paulo e Palmeiras chegaram duas vezes na semifinal nos últimos três anos.
NAS QUARTAS DE FINAL DESDE 2020
Pelo quarto ano consecutivo, a Ferroviária chega pelo menos até a fase de quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20. Além da Locomotiva, apenas o Palmeiras também chega nesta fase de forma consecutiva desde 2020.
Em 2020, a Ferroviária foi superada pelo Santos em jogo único nas quartas de final, na Fonte Luminosa, por 2 a 1. Foi a única derrota da AFE na competição daquele ano, que teve um formato diferente por conta da pandemia do novo coronavírus. Ao todo, foram oito jogos, com seis vitórias, um empate e uma derrota; 28 gols marcados e sete sofridos.
Em 2021, a AFE chegou até a semifinal. Foi superada pelo Palmeiras, que seria o campeão daquele ano. Nas duas fases de grupo, a AFE foi líder. Eliminou Portuguesa Santista e Guarani nas oitavas e quartas de final, respectivamente. Na semifinal, após dois empates por 1 a 1, a Locomotiva foi superada pelo Palmeiras, nos pênaltis, fora de casa. Ao todo, foram 22 jogos, com 15 vitórias, quatro empates e três derrotas; 51 gols marcados e 15 sofridos.
Em 2022, a Locomotiva foi superada pelo Corinthians nos dois jogos das quartas de final. Até o confronto contra o Corinthians, a Ferroviária só havia perdido uma partida, durante a segunda fase. Chegou a terminar a 1ª e 3ª fases sem derrotas. Considerando as três fases disputadas na ocasião, a Ferroviária jogou 24 partidas, com 13 vitórias, oito empates e três derrotas; marcou 41 gols e sofreu 18.
Equipes que chegaram nas quartas de final desde 2020:
2020
FERROVIÁRIA
Santos
Corinthians
Taubaté
Audax
Comercial
Palmeiras
São Bernardo FC
2021
FERROVIÁRIA
Guarani
Mirassol
Desportivo Brasil
Palmeiras
Santos
Audax
Corinthians
2022
FERROVIÁRIA
Corinthians
Ibrachina
Santos
Palmeiras
Portuguesa
Ponte Preta
São Paulo
2023
FERROVIÁRIA
Red Bull Bragantino
Palmeiras
Portuguesa
São Paulo
Ibrachina
Grêmio Novorizontino
Botafogo
JOGADORES QUE PARTICIPARAM DA CAMPANHA DO ACESSO COM O TIME PRINCIPAL
Além da disputa do Paulista da categoria, alguns atletas também participaram da campanha com o time principal na Série D de 2023, que culminou com o vice-campeonato e o acesso nacional.
Cinco atletas do sub-20 estrearam no time principal: os atacantes Erick, Cantarelli, Henry, Pedro Paulo e o lateral-direito Cleiton