A Ferroviária enfrentará o São Paulo nesta quinta-feira, às 19h30, na Fonte Luminosa, pela segunda rodada do Paulistão, mas terá pela frente também um longo tabu para ser quebrado diante da equipe da capital.
O último triunfo da Locomotiva aconteceu no dia 8 de junho de 1995, há quase 28 anos atrás, quando venceu por 1 a 0, na Fonte Luminosa, com gol marcado por Otávio Augusto, em partida válida pelo Paulistão.
Porém, após o rebaixamento da equipe araraquarense para a Série A2 do Campeonato Paulista em 1996, as equipes não se enfrentaram por longos 22 anos e se reencontraram apenas em 2018, quando empataram por 0 a 0, no Morumbi, pela fase de classificação do Campeonato Paulista.
O último confronto aconteceu em 2021, também no Morumbi, em jogo único válido pelas quartas de final do Paulistão, com vitória Tricolor por 4 a 2.
De acordo com o Blog Ferroviária Em Campo, de Vicente Baroffaldi (in memoriam), ao longo da história, Ferroviária e São Paulo se encontraram 77 vezes, com 39 vitórias são-paulinas, 20 empates e 18 vitórias afeanas. O Tricolor marcou 127 gols, enquanto a Locomotiva balançou as redes em 79 oportunidades.
O primeiro duelo aconteceu no dia 23 de agosto de 1953 – um dia após Araraquara ter completado 136 anos – em amistoso realizado na Fonte Luminosa, as equipes empataram por 2 a 2. A Ferroviária tinha apenas três anos de vida.
Curiosamente, um dos autores dos gols do Tricolor foi feito pelo atacante araraquarense Maurinho, mas que na cidade jogou apenas pelo Paulista e depois rumou para o Guarani, se transferido logo em seguida para o São Paulo. O outro gol marcado da equipe paulistana foi de Teixeirinha. Vaguinho marcou os dois gols da Ferrinha.
MAIS VITÓRIAS SOBRE O SÃO PAULO
As 18 vitórias da Ferroviária sobre o São Paulo é maior contra os outros grandes clubes da capital. São 16 vitórias sobre o Corinthians, 15 vitórias diante de Santos e Portuguesa, e 13 êxitos contra o Palmeiras.
