A Ferroviária está classificada à segunda fase do Brasileirão Série D 2023. Na noite deste sábado (22), a equipe encarou o Operário-MS e venceu por 1 a 0, em partida disputada no estádio Sotero Zárate, em Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul
O único gol do jogo aconteceu na reta final da primeira etapa, aos 45 minutos, marcado pelo atacante Batista.
A vitória levou a Locomotiva aos 20 pontos, encerrando na quarta colocação do Grupo A7. Os outros resultados da rodada colaboraram para que a equipe conseguisse a classificação. Patrocinense terminou na liderança com 24 pontos, seguido de Inter de Limeira (22) e Maringá (22).
O CRAC-GO, que escalou jogador irregular, não conseguiu a classificação e, por isso, outras equipes não precisarão recorrer a justiça, o que poderia paralisar o campeonato.
Na segunda fase mata-mata, a Ferroviária medirá forças diante do Hercílio Luz-SC, que terminou na liderança do Grupo A8 com 29 pontos. O primeiro duelo acontecerá em Araraquara, enquanto o jogo decisivo acontecerá em Tubarão, Santa Catarina.
O JOGO
Aos seis minutos, a Ferroviária quase abre o placar. Pilar recebeu passe na área e tocou na saída do goleiro Samuel, mas Andrei Alba apareceu e tirou a bola em cima da linha, jogando em escanteio.
Melhor em campo, o time araraquarense chegou a balançar as redes aos 17 minutos com Vitor Barreto, mas a arbitragem flagrou impedimento no lance.
Já aos 21, o Operário chegou com perigo. Em chute de fora da área, a bola passou raspando a trave esquerda de Saulo, que apenas acompanhou, saindo pela linha de fundo.
A Ferrinha voltou a dar as caras no campo de ataque aos 32 minutos. Em cobrança de falta venenosa, a bola foi direto para gol, mas Samuel fez boa defesa, espalmando para escanteio.
Quase na reta final do primeiro tempo, o time da casa precisou queimar duas alterações. Curiosamente, Jadson Sergipano entrou no lugar de Felipe no decorrer da partida, mas o mesmo acabou se lesionando e deu lugar para Bruno Dip.
Aos 42, a Locomotiva quase abriu o placar. Em falta próxima da grande área, Lucas Rodrigues bateu forte e a bola explodiu no travessão.
De tanto insistir, o time araraquarense conseguiu abrir o placar. Aos 45 minutos, Batista recebeu passe de Marcos Nunes, invadiu a área e chutou rasteiro para balançar as redes, sem chances de defesa para o goleiro Samuel: 1 a 0. A vantagem continuou até o apito final da primeira etapa.

Na volta do intervalo, o treinador Alexandre Lopes precisou queimar alteração, colocando Maílson no lugar de Alysson Dutra, que saiu lesionado.
Em jogo mais equilibrado na segunda etapa, o time grená foi administrando a vantagem. Já pelos lado do time sul-mato-grossense se complicou aos 21 minutos com a expulsão do jogador Abuda após falta dura em cima de Pablo Gabriel.
Mesmo com um homem a mais, a Ferroviária não conseguia chegar com mais volume no campo de ataque e não oferecia perigo até a meta defendida por Samuel.
O Operário rondou a área grená já aos 38 minutos, em chute de fora da área, mas a bola passou por cima do gol de Saulo, saindo pela linha de fundo.
A vantagem permaneceu até o apito final e a Ferroviária conseguiu garantir a classificação à próxima fase da competição.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO SÉRIE D 2023 – 14ª RODADA
OPERÁRIO-MS 0x1 FERROVIÁRIA
Data/horário: sábado, 22 de julho de 2023, às 18h
Local: estádio Sotero Zárate, em Sidrolândia, Mato Grosso do Sul
Arbitragem: Tarcisio Nascimento Matos (TO), auxiliado por Diego dos Santos Ruberdo (MS) e Cícero Alessandro de Souza (MS); 4º árbitro: Everto Moreira Prates (MS)
Público: –
Renda: –
Cartões amarelos: Fernandinho (aos 34′ do 1T), Júnior Ramos (aos 45′ do 1T) para o Operário-MS; Paulinho Santos (aos 31′ do 1T), Lucas Rodrigues (aos 21′ do 2T), Pablo Gabriel (aos 37′ do 2T), Xavier (aos 37′ do 2T), Chco Bala (aos 45′ do 2T) para a Ferroviária
Cartão vermelho: Abuda (aos 21′ do 2T) para o Operário
Gols: Batista (aos 45′ do 1T) para a Ferroviária
Operário – Samuel; Travassos, Felipe (Jadson Sergipano, aos 10′ do 1T) (Bruno Dip, aos 41′ do 1T), Andrei Alba e Hugo; Júnior Ramos (Firmino, no intervalo), Fernandinho e Gean; Abuda, Johny (Juninho, aos 27′ do 2T) e Tiziu (Kaique, aos 27′ do 2T). Técnico: Leocir Dall’astra
Ferroviária – Saulo; Lucas Rodrigues (Vitor Ricardo, aos 45′ do 2T), Ronaldo Alves, Alysson Dutra (Maílson, no intervalo) e Chico Bala; Pablo Gabriel, Paulinho Santos (Xavier, aos 35′ do 2T) e Pilar; Vitor Barreto, Batista (Thomaz, aos 15′ do 2T) e Marcos Nunes (Rafael Luiz, aos 15′ do 2T). Técnico: Alexandre Lopes