Home Destaques

Ferroviária vence o Ituano e garante classificação às quartas do Paulistão

Ídolo Renato Cajá marca o gol da classificação grená no segundo tempo e Locomotiva enfrentará o São Paulo na próxima fase

99
Crédito: Tiago Pavini / Ferroviária S/A

A Ferroviária está nas quartas de final do Paulistão. Na noite desta quinta-feira, a Locomotiva encarou o Ituano e venceu por 1 a 0, na Fonte Luminosa, pela 11ª rodada da competição.

O gol da classificação foi marcado pelo meia Renato Cajá, que entrou no decorrer da partida, aos 19 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta. Este foi o seu primeiro tento desde seu retorno ao clube.

Com o resultado positivo, a Ferrinha alcança os 18 pontos, garante a segunda colocação do Grupo B com uma rodada de antecedência e conquista a classificação na próxima fase para encarar o São Paulo. A Ponte Preta vem logo atrás com 13 pontos, mas não alcança mais o time grená na pontuação.

A última rodada da primeira fase será toda realizada no domingo com horário a ser definido pela FPF. A Ferroviária cumpre tabela diante do São Caetano, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, enquanto o Ituano recebe a equipe do Santo André, no Novelli Júnior, em Itu.

O JOGO

Logo no primeiro minuto, a Ferroviária chegou com perigo. Felipe Marques recebeu no lado esquerdo, limpou a marcação e finalizou, mas a bola passou a direita sem perigo ao gol de Pegorari.

Aos dois minutos, mais uma investida do ataque grená. Fellipe Mateus fez bela jogada no lado direito, invade a área e cruza rasteiro. A zaga tenta afastar, mas fica com Matheus Salustiano, que enche o pé, mas a bola acaba subindo e se perdendo pela linha de fundo.

Com mais volume de jogo, a Locomotiva começou a gostar do jogo e foi pra cima da equipe visitante. Aos sete, Arthur faz grande jogada pelo lado direito, se livra de três e toca na entrada na área para Zanocelo, que domina e chuta no canto esquerdo, mas Pegorari faz boa defesa e evita o gol.

No minuto seguinte, o Galo de Itu conseguiu responder. Branquinho evita saída de bola pela linha de fundo e consegue o cruzamento até Victor Rangel. Com muito estilo, o atacante manda um voleio, mas a bola acaba indo em cima de Saulo e acaba fazendo defesa tranquila.

Aos 15 minutos, a Locomotiva voltou a dar as caras no campo de ataque. Arthur cruza da esquerda, Rogério pega do lado direito, ajeita para a área e a bola fica com Higor Meritão, que finaliza forte, mas a bola sai a direita do gol de Pegorari.

Depois das chances criadas, as equipes tiveram muitas dificuldades em criar jogadas e o jogo ficou bastante truncado.

O Ituano teve a chance de abrir o placar aos 38 minutos. Matheus Salustiano toca para Higor Meritão, mas o volante cochila, Victor Rangel recupera a bola vai em direção da grande área e toca para Branquinho. Ao invés de devolver a bola para o avante, prefere a finalização, mas fica fácil para defesa de Saulo.

Na segunda etapa, o time visitante chegou com perigo logo aos três minutos. Após cruzamento na área, a zaga afeana afasta, mas a sobra fica com Branquinho, que chuta forte, mas a bola bate em Matheus Salustiano e fica amortecida para defesa de Saulo. O zagueiro ficou caído no chão com dores no tornozelo e a arbitragem deu bola ao chão.

Melhor na partida, o Ituano conseguia chegar com mais perigo até a área grená e por pouco não abriu o placar. Aos nove minutos, em cobrança de escanteio, a bola é alçada na área e Bruno Lima cabeceia livre de marcação, mas a bola sai a direita do gol.

Dois minutos depois, a equipe da casa conseguiu a sua primeira finalização na etapa complementar. Em saída errada de Pegorari, o goleiro lança pelo meio, mas a bola fica com Bruno Mezenga, que tenta arremate da entrada da área, mas a bola acaba saindo pela linha de fundo.

Em partida muito abaixo, o técnico Elano Blumer promoveu mexida na equipe, sacando Fellipe Mateus e promovendo a entrada de Renato Cajá. E deu resultado.

Aos 19 minutos, a Locomotiva conseguiu abrir o placar. Em falta de longa distância, Renato Cajá solta uma bomba e a bola vai no canto esquerdo de Pegorari, sem chances de defesa: 1 a 0.

Com a vantagem, o Galo de Itu tentou imprimir seu ritmo, mas acabou parando na forte marcação grená, além de cometer muitos erros de passes que poderiam culminar em lances perigosos ao arqueiro Saulo.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO PAULISTA 2021 – SÉRIE A-1  – 11ª RODADA

FERROVIÁRIA 1×0 ITUANO
Data/horário: quinta-feira, 6 de maio de 2021, às 22h15
Local: estádio Fonte Luminosa, em Araraquara/SP
Arbitragem: Thiago Lourenço de Mattos, auxiliado por Fábio Rogério Baesteiro e Paulo César Modesto
VAR: Vinícius Furlan, auxiliado por Leandro Matos Feitosa
Cartões amarelos: Diogo Mateus (Ferroviária); Victor Rangel, Felipe Fonseca (Ituano)
Gol: Renato Cajá (aos 19′ do 2T) para a Ferroviária

Ferroviária – Saulo; Diogo Mateus, Matheus Salustiano, Didi (Igor Fernandes) e Arthur; Higor Meritão, Vinícius Zanocelo e Fellipe Mateus (Renato Cajá); Rogério (Gleyson), Bruno Mezenga (Hygor) e Felipe Marques (Xandão). Técnico: Elano Blumer

Ituano – Pegorari; Pacheco, Mateus, Matheus Mancini e Breno Lopes; Tarik, Bruno Lima (André Castro) e Fernando Medeiros (Roni); Branquinho (Fernandinho), Kadu Barone (Felipe Fonseca) e Victor Rangel. Técnico: Vinícius Bergantin