Na manhã desta segunda-feira (29), as Guerreirinhas Grenás e comissão técnica do Sub-20 foram acompanhar um treino da Seleção Brasileira de Basquete feminina, no Sesi de Araraquara, onde o grupo do Brasil realiza a preparação para a disputa do Pré-Olímpico de Belém, no início de fevereiro.
Após as atividades, a Diretora Roseli Gustavo, também presidente da Fundesport, e a Líder Operacional Monica Atílio, levaram a equipe feminina da Ferroviária para dentro da quadra, proporcionando uma integração entre as jogadoras e as comissões. Na roda, foram abordados assuntos como o esporte de mulheres, o sonho de ser uma jogadora de alto rendimento, a preparação física e a interação entre as mais experientes e jovens.
Durante os discursos, a ex-jogadora e agora técnica do Sub-20 Andréia Rosa foi reverenciada pela conquista da prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, pódio que o basquete brasileiro feminino almeja alcançar neste ano, em Paris.
Uma das referências no esporte, multicampeã e pivô Érika de Souza falou à TV Ferroviária sobre a oportunidade. “Sempre é um prazer está passando um pouco de experiência para as meninas mais novas, eu adoro, sempre digo que quando estou com elas parece que eu tenho a mesma idade que elas, independentemente de ter 41 anos e ter vivido o que eu vivi”, contou.
Apesar da diferença das modalidades, Érika ressaltou a importância da presença das Guerreirinhas nessa preparação. “É legal a gente estar passando um pouco dessa experiência do basquete para o futebol e o futebol para o basquete, acho que a gente precisa mais disso, dessa interação, dessa comunicação, vai ser tão importante para elas quanto pra gente”, disse a pivô.
A Seleção Brasileira de Basquete feminina disputará o Pré-Olímpico em Belém, dos dias 8 a 11 de fevereiro, onde vão em busca de uma das três vagas para a Olímpiada de Paris 2024. Os confrontos serão diante de Sérvia, Alemanha e Austrália, com transmissão ao vivo na ESPN. (Por Cárila Covas)