Home Destaques

Morre, aos 79 anos, Fogueira, ex-lateral-esquerdo da Ferroviária

Um dos maiores jogadores da história da Locomotiva faleceu na madrugada desta quarta-feira

596
Crédito: Terceiro Tempo

Morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 79 anos, Wanderley Nonato, o popular Fogueira, ex-lateral-esquerdo e um dos maiores jogadores da história da Ferroviária.

O ex-jogador passou mal em sua residência e foi encaminhado ao Hospital São Paulo, na região central da cidade. Ele passou por um cateterismo, mas não resistiu e faleceu. O seu corpo será velado das 13h30 às 16h30, na Sala 2 da Funerária Fonteri.

Natural de São José do Rio Preto, Fogueira começou a se destacar com a camisa do América de Rio Preto. O apelido foi dado por um amigo de infância, popularmente conhecido como Pica-Pau, por conta do cabelo ruivo.

Com o seu futebol, chamou atenção do Palmeiras, porém a negociação não aconteceu por conta de Antônio Tavares Pereira Lima.

O fundador da Ferroviária interveio nas negociações e ofereceu uma proposta mais vantajosa ao então promissor jogador e o trouxe para Araraquara em 1962, defendendo as cores grenás até 1970.

Ele participou dos momentos áureos da Locomotiva, conquistando o título e o acesso Campeonato Paulista de 1966 e do tricampeonato do interior (1967, 68 e 69), além dos grandes embates com o Santos de Pelé.

Em 1970, deixou a Ferrinha e defendeu as cores do Corinthians em um curto período. Depois, se transferiu para a Portuguesa, onde ficou duas temporadas. Já de 1973 a 74, jogou pelo Comercial de Ribeirão Preto e encerrou a carreira.

Com residência fixa em Araraquara, viveu boa parte do seu tempo se dedicando aos negócios, com a Ótica Visão, no centro da cidade, e a família.

Ele deixa a viúva, Maria Clara Ferreira Nonota, os filhos Luciano, Fernanda e Lucas, e as netas Maria Clara, Maria Fernanda e Larissa.

Com informações do Terceiro Tempo e Blog Ferroviária em Campo