A classificação inédita da Ferroviária às oitavas de final do Brasileiro da Série D marcou também a conturbada arbitragem que esteve presente na Fonte Luminosa.
Tudo começou com uma falta marcada fora da área pelo árbitro Antônio Marcio Teixeira da Silva, mas que depois se tornou penalidade a favor da Locomotiva depois do assistente um, Celso Luiz da Silva, confirmar a infração dentro da área.
O jogo ficou paralisado por mais de 10 minutos até que Júlio Vitor convertesse o lance, sacramentando a vitória grená diante do Jacaré, mas que contou com cenas lamentáveis após o apito final.
Na coletiva pós-jogo, o treinador da Ferrinha, Elano Blumer, falou sobre o nervosismo em campo e diz que a situação poderia ter sido outra se a equipe tivesse convertido as chances em gol na primeira etapa, onde teve maior volume de ataque.
“Primeiro, tenho que valorizar a postura do meu time. Buscamos o jogo todo o tempo, principalmente no primeiro tempo. Tivemos a chance com um minuto e meio com o Gleyson, poderia ter saído na frente e evitava todo esse tipo de confusão. Comentei isso com eles, mas faz parte. O nosso nervosismo foi controlado”, declarou.
Sobre o lance da penalidade, o comandante grená diz que o uso da tecnologia poderia ter evitado qualquer tipo de situação embaraçosa envolvendo os jogadores de ambas as equipes e diz entender a revolta do Brasiliense sobre a marcação do lance, mas feliz por ter obtido a classificação.
“Essa situação do pênalti é complicada. É uma situação que, se tem o VAR e se o futebol é igual para todos (Série A, B, C e D), a gente tira essas dúvidas, e não fica discutindo, os dois times brigando com o árbitro. Fica uma coisa feia, né? Não é só porque jogamos a Série D que tem que ser bagunçado. Me coloco também na situação do Brasiliense. Não posso afirmar se foi ou não foi, não temos todas as imagens pausadas. Tô feliz pela classificação e sequência do campeonato. A gente fez o nosso trabalho e não temos culpa. Conseguimos o nosso resultado para seguir na competição”, analisou o técnico.
Agora, o elenco da Ferroviária se reapresenta na tarde desta segunda-feira, quando inicia preparação para o duelo diante do Esportivo-RS.
Os jogos ainda não tem datas e horários definidos pela CBF, mas o primeiro confronto será no estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, enquanto o duelo decisivo acontecerá na Fonte Luminosa, em Araraquara.