Home Destaques

Publicação de tese sobre a Ferroviária é premiada e se tornará livro

O agora doutor em Educação Física e pesquisador, Carlos Rogério Thiengo, traz um estudo envolvendo jogadores e jogadoras com o clube e a cidade dentro do campo de jogo

516
Crédito: Reprodução / Twitter Ferroviária

O êxito obtido pela Ferroviária dentro e fora dos campos nos últimos anos tem chamado atenção e isso acabou virando objeto de estudo a ponto de se tornar livro.

A tese “O futebol e os futebolistas do futuro: análise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de caso”, publicada pelo agora doutor em Educação Física, na área da Pedagogia do Esporte, e pesquisador, Carlos Rogério Thiengo, sob orientação do professor Alcides Scaglia e aprovada na Faculdade de Educação Física da Unicamp, foi premiada pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), ficando entre as oito melhores do Brasil e se tornará livro.

Em seu estudo, Thiengo visitou a cidade de Araraquara, caminhou pela cidade, analisou documentos e fez uma espécie de período de residência na Ferroviária para analisar o perfil do passado envolvendo o presente e entender o processo de jogadores e jogadoras com o clube e a Morada do Sol no campo de jogo.

A Universidade do Futebol entrevistou recentemente o pesquisador e trouxe mais detalhes sobre como aconteceu todo o processo de pesquisa para a conclusão de sua tese.

“A Ferroviária tem como alguns valores a coragem e esforço, eles não negociam esforço, é a história da cidade e de quem a construiu entrando em campo. Esses imigrantes [portugueses, espanhóis e italianos] não tinham como voltar para os seus países de origem, eles vieram para ficar e a única forma deles poderem conseguirem isso era o trabalho pesado que sustentava as suas famílias. Nesse contexto, o clube nada mais é do que, a identidade da cidade”, disse Thiengo em parte da entrevista. O livro ainda não tem uma data prevista para lançamento.

Dentro de sua área, Thiengo é também o idealizador do projeto “Ginga, futebol com alegria”, escola destinada às crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 5 e 13 anos.

Ferroviária e Araraquara viraram objeto de estudo do doutor em Educação Física e pesquisador, Carlos Rogério Thiengo – Crédito: Reprodução