Home Ferroviária

Técnico da Ferroviária explica a decisão de poupar jogadores diante do Santos

Atletas que ficaram de fora por conta da covid-19 voltaram a campo na noite deste domingo

164
Crédito: Tiago Pavini/Ferroviária SA

A derrota para o Santos fez a Ferroviária encerrar a sua participação na segunda colocação do Grupo 8 da Copinha. Porém, chamou a atenção pela decisão do técnico Leonardo Mendes em poupar jogadores que estavam se destacando durante a disputa da Copinha.

Diante do Peixe, os atacantes Jhoninha, Luan e Xavier iniciaram a partida no banco de reservas. Mendes explicou que preferiu poupar estes jogadores por conta do desgaste físico já pensando na segunda fase da competição, independente da colocação dentro do grupo.

“São jogadores com características agressivas e os jogos acabam tendo um gasto muito maior pela exigência de suas características que entregam para nós e também pela posição. Nós conversamos com o departamento físico e achamos melhor neste jogo diminuir a minutagem deles. Queríamos outros jogadores também e seriam mais mudanças além das que tiveram. Tentamos contornar isso de uma outra maneira, substituindo mais durante o jogo, pensando já em uma próxima fase”, explicou o técnico grená.

Mendes analisou a partida e minimizou a derrota para o Peixe dizendo que o objetivo dentro da partida foi conquistado, dando como positivo o retorno de jogadores que estavam com covid-19, no caso do zagueiro Matheus Fernando, que começou de titular, e do lateral-direito Vinícius Oliveira, entrando na segunda etapa. O atacante Pedro Paulo, artilheiro da equipe no Paulista Sub-20, se recuperou de uma gripe e também entrou no decorrer da partida.

“Nós tivemos um começo de jogo equilibrado, sem muitas chances para os dois lados, mas tínhamos dificuldades na fase de construção para progredir e chegar na última parte do campo com situações claras de gol. O Santos também não teve, mas conseguiram espaçar mais a nossa defesa com bastante amplitude e profundidade, e dificultou bastante”.

“Já na volta do intervalo, quando nós mudamos a equipe, tomamos um gol logo no início e isso acabou atrapalhando um pouco a conversa que tivemos no vestiário, pois tivemos força de retomar e continuar jogando, mas acho que o plano que traçamos para esta partida foram conquistados”, completou.

O adversário na segunda fase da competição será o Nova Iguaçu, que terminou na liderança do Grupo 7. Data, horário e local do jogo ainda não foram definidos pela Federação Paulista de Futebol.