Era um sábado, 24 de agosto de 1833. Algumas autoridades estavam reunidas de forma solene na casa do Capitão Manoel Joaquim Pinto de Arruda.
Logo após os votos de boas vindas o Capitão Arruda inicia a leitura do Decreto de 10 de julho de 1832, assinado pelos três regentes que governavam o Império do Brasil na menoridade de Pedro II.
Na oportunidade era instalada oficialmente a Vila de São Bento de Araraquara e se dava posse à primeira Câmara Municipal de Araraquara, constituída por 07 vereadores, para o período de 1833 a 1836.
Documentos da época falam também da escolha de Carlos José Botelho como primeiro presidente e dos vereadores: Adriano José de Campos, Antonio de Almeida Leite, Antonio Paes de Arruda, João Baptista do Amaral, José Gomes de Gouvêa e José Gomes do Nascimento Botão.
O DECRETO
Essa data marca um importante momento da história do município que ganhou autonomia, pois as decisões locais passaram a ser tomadas aqui na própria Vila de São Bento, o que antes era realizado pela Câmara da Vila de Constituição/Piracicaba.
DIA DA CÂMARA MUNICIPAL
Em 1966, foi instituído do “Dia da Câmara Municipal”, comemorativo à instalação da primeira Câmara de Vereadores do Município de Araraquara, através da Resolução 62.