Home Geral

A carteira do idoso como ela é e para que serve

Esse benefício é destinado a todas as pessoas idosas com mais de 60 anos que sejam cadastradas no cadastro único para programas sociais do governo federal

151
Conheça quais são as informações que constam na Carteira do Idoso

O portador da Carteira do Idoso 2023 garante o direito à gratuidade no transporte entre estados, além de vários outros benefícios, esse documento visa facilitar a vida da pessoa idosa.

A emissão desse documento pode ser feita de forma totalmente online e gratuita, a seguir você vai aprender a emitir de forma simplificada.

O que é a Carteira do Idoso?

A carteira do idoso é um documento destinado às pessoas idosas de baixa renda e é vinculado à Secretaria Nacional de Assistência Social.

Esse benefício é destinado a todas as pessoas idosas com mais de 60 anos que sejam cadastradas no cadastro único para programas sociais do governo federal e que tenham renda individual igual ou inferior a 2 salários mínimos.

Tendo em mãos esse documento, é possível que o idoso comprove que sua renda individual é igual ou inferior a dois salários mínimos e dessa forma, é concedido o direito a viajar em um transporte interestadual de forma gratuita.

Vale destacar, que uma empresa de transporte interestadual deve separar duas vagas por veículo para atender a norma imposta pela legislação vigente e mesmo que não ofereça gratuidade nas duas vagas, uma das vagas deve conter um desconto de no mínimo 50% do valor.

Quais são as informações que constam na Carteira do Idoso?

Nesse documento constam as seguintes informações:

Dados pessoais, do portador como, nome, data de nascimento, RG, CPF e NIS;

QR Codes ou código alfanumérico;

Data de expedição do documento;

Data de validade da carteira: que para quem não sabe, tem duração de até 2 anos.

Com esse documento, é muito mais fácil identificar quem tem direito aos benefícios, mas para a pessoa idosa que precisa viajar utilizando a gratuidade oferecida para sua categoria, porém, não conseguiu emitir o documento a tempo, pode ir diretamente à rodoviária.

Se esse for o caso, o idoso deve apresentar os seguintes documentos ao atendente: comprovante de renda com no máximo 2 salários mínimos e um documento de identificação pessoal com foto.

Acesse o link abaixo para fazer a sua Carteira do Idoso

https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/