Home Geral

A preocupação com os laranjais e a capacitação do trabalhador

65

A Citrosuco requisitou ao Sindicato Rural a realização do curso de aplicação de agrotóxicos com turbo pulverizador, capacitando os trabalhadores e efetuando trabalho de prevenção junto aos pomares.

7Com a participação do instrutor Luís Paulo Toscano, foi realizado na Fazenda Maringá durante três dias de março, o programa Aplicação de Agrotóxicos com Turbo Pulverizador. A Citrosuco, diz Toscano, é uma das maiores produtoras de suco de laranja do mundo e está sempre atenta à legislação e às orientações que os seus trabalhadores devem ter no desempenho das funções.

Em sua palestra, o instrutor assegurou que duas medidas influenciaram a realização do curso: a implementação da NR-31, que estabelece a obrigatoriedade da certificação dos aplicadores ou seja, os trabalhadores e a participação sempre efetiva e representativa do Sindicato Rural de Araraquara no setor agropecuário de todo o município e região.

“Acredito sem dúvida tratar-se de fator fundamental para a utilização correta dos produtos, preservando a saúde do trabalhador, o meio ambiente e produzindo alimentos de alta qualidade para a população”, destacou Toscano.

Quando indagado se tem sentido preocupação por parte das empresas em capacitar seus trabalhadores para manusear corretamente os produtos, o instrutor respondeu que “essa preocupação se deve principalmente a atender a legislação e de como contribuir para proporcionar condições de reduzir o risco de acidentes no trabalho, como por exemplo “intoxicação”. A meta é risco zero”, completou.