O vereador José Carlos Porsani, do PSDB, já se apresenta oficialmente como candidato a presidente da Câmara Municipal para cumprir dois anos de mandato, coincidindo o final da gestão com as eleições municipais de 2020. Ele confirmou essa disposição no meio da tarde desta quinta-feira (01) e diz que – é visto como o mais indicado a função por conta da sua experiência no Legislativo: está cumprindo sua sétima legislatura.
Atualmente como presidente da Comissão de Justiça da Câmara, Zé Porsani como é carinhosamente chamado, tem sido uma espécie de conselheiro e orientador dentro do legislativo: “Considero-me extremamente informado sobre a legislação e o parlamento; a função que ocupo já demonstra isso e sempre sigo o rigor da lei nas minhas decisões. Sou candidato de fato”, comenta o vereador até mesmo com elevada dose de convicção.
Segundo ele, o próprio prefeito Edinho Silva em pelo menos duas ocasiões deixou transparecer a intenção de apoiá-lo, o que representaria certamente os votos dos petistas Edio Lopes, Thaynara Faria, Toninho do Mel e Paulo Landim. Para vencer a eleição – se tiver outro candidato concorrendo – Porsani terá os votos dos outros três vereadores do PSDB: Elton Negrini, Rafael de Angeli e Jéferson Yashuda.
Há no entanto outros votos que ele terá de buscar: de Juliana Damus e Roger Mendes, do PP, o que não seria difícil se de fato o prefeito Edinho Silva optar em recomendá-lo aos seus companheiros de partido e convencer o vice Damiano Neto, que é do PP, a reivindicar este apoio dos progressistas. Confiante, Porsani talvez conte com os votos do Pastor Raimundo (PRB), Zé Luiz e Edson Hel (PPS) e ainda Lucas Grecco (PSB).
Quem também tem demonstrado pretensão de se candidatar a presidente da Câmara e que estaria trabalhando nos bastidores, é o Tenente Santana, porém, a formação de um grupo apoiado por Edinho parece indicar Porsani como futuro presidente.
QUEM É PORSANI
José Carlos Porsani nasceu em 28 de fevereiro de 1947, em Araraquara. Filho de João Porsani e Beatriz Rama Porsani ajudou desde cedo no sustento da família. Aos nove anos de idade, conseguiu seu primeiro emprego na farmácia São Jorge. O proprietário, Cristóvão Colombo, foi seu único patrão.
Aos 18 anos, conheceu Marisa, com quem namorou por oito anos e se casou em 1972. O casal têm três filhos: Fabiana, Luciana e Fernando.
Porsani é formado em Contabilidade, Oficial de Farmácia e Direito. Em 1969, abriu sua própria farmácia, junto com o amigo Francisco Olavo de Souza Filho. O “Zé da Farmácia” transformou-se em grande liderança no setor, exercendo o cargo de presidente da Associação dos Proprietários de Farmácia de Araraquara. Em 1974, iniciou sua atividade social, participando da Sociedade Amigos do Bairro de Santa Angelina (SABSA), onde está no 12º mandato como presidente. Porsani foi presidente e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comcriar) e vice-presidente do Lar Juvenil. Participou ainda da diretoria do Lar São Francisco.
Em 1988, foi eleito vereador pela primeira vez, com 1.568 votos. Foi reeleito em 1992, 1996, 2004, 2008 e 2012. Em 2016, foi reeleito para sua sétima legislatura, com 1.068 votos.
Entre 1997 e 2000, assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social no governo de Waldemar De Santi, quando fundou o Centro de Capacitação do Adolescente e o Centro de Capacitação do Adulto. Em 2009, assumiu a Secretaria de Assistência Social também no mandato do prefeito Marcelo Barbieri.