Home Geral

Aplicação de Agrotóxicos e um curso para capacitação do trabalhador rural

128

Agrotoxico 02Cláudio Barbosa (instrutor do Senar), Nicolau de Souza Freitas (presidente do Sindicato Rural), agrônoma Heloísa Somenzari e o engenheiro Ambiental Renan Nascimento

Mais de uma dezena de trabalhadores que atuam em jardinagem e paisagismo junto à empresa Sangra d’Água, sediada em Araraquara, participaram em julho e agosto do curso de Aplicação de Agrotóxicos, ofertado pelo Senar SP em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Varjão de Minas.

A empresa, segundo a engenheira agrônoma Heloísa Somenzari, investe constantemente em mão de obra e tecnologia, visando aprimorar seus serviços e dar segurança aos seus trabalhadores. “Com a conscientização social e o rigor governamental, cada vez mais a preocupação ambiental está deixando de ser discurso para virar prática”, explica Heloísa.

O coordenador do Senar SP – Regional Araraquara, João Henrique de Souza Freitas, diz que todos os meses há interessados neste programa, pois a capacitação dos trabalhadores, de uma forma geral, pode levá-los a conquistar mais mercado e renda.

“Às vezes são trabalhadores em fazendas, sítios e chácaras, desempenhando atividades mais simples nas lavouras. Quando surgem oportunidades, se aprimoram em busca de bons empregos”, afirma João Henrique que em julho e agosto atendeu o pedido formulado pela Sangra d’Água, no ano passado.

A empresa trabalha com licenciamentos, diagnósticos, assessoria, treinamento e consultoria. Isso sem falar nos projetos personalizados que vão da elaboração de áreas verdes, com aprovação junto a órgãos competentes, a serviços de plantio e manutenção, esclarece Heloísa.

Ao longo dos últimos anos, o Senar e o Sindicato Rural já ofertaram dezenas de cursos em propriedades agrícolas. “Essa parceria é fundamental para nós. A cada dia, temos que qualificar mais os trabalhadores, pois eles devem estar prontos para os desafios e as oportunidades que o campo proporciona”, completa João Henrique.

O instrutor Cláudio Barbosa, do Senar SP, deixou claro para os funcionários da Sangra D’Água a importância dos produtores e trabalhadores rurais terem conforto e segurança na execução das atividades diárias. “Nosso desejo condiz com um dos eixos centrais da Agenda de Trabalho Decente estabelecida pela Organização Internacional (OIT)”.

O instrutor Cláudio Barbosa e o presidente do Sindicato Rural, Nicolau de Souza Freitas com os participantes do curso