A secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, esteve na sede da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em São Paulo, nesta quinta-feira, dia 17, para participar de um encontro promovido pela UNDIME-SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo) com objetivo de dar boas-vindas ao ex-ministro da Educação e atual Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares da Silva.
Segundo Clélia, a pedido do Prof. Luiz Miguel Garcia, presidente da entidade, a reunião teve por objetivo reforçar a parceria e o trabalho em regime de colaboração entre a entidade e o governo do estado no desenvolvimento das diversas ações educacionais que ocorrem nos municípios paulistas.
“Foi uma agenda absolutamente positiva. O secretário deixou transparente sua intenção de construir em conjunto com os municípios ações para a melhoria da educação no estado”, destacou Clélia, que é representante do Polo Araraquara e coordenadora da Macrorregião na entidade.
Segundo ela, demandas como a necessidade de manutenção do programa creche-escola para construção de equipamentos de educação infantil no estado, formação de profissionais da educação e convênios estiveram em pauta. A secretária esteve acompanhada de Rosane Araújo, Gerente de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara.
Na ocasião, o Presidente da Undime-SP ressaltou o papel fundamental e a importância do secretário enquanto Ministro da Educação e da atual parceria como gestor da pasta educacional de São Paulo. “Com muita colaboração, união e trabalho, estaremos preparados para todos os desafios deste novo ano que iniciamos com um único e grande propósito: oferecermos excelência aos nossos alunos e, com isso, fazermos nossas cidades, estado e o Brasil cada vez melhores”.
Rossieli também ressaltou sobre a importância do regime de colaboração e o estreitamento entre as redes, a necessidade de aproximação com os municípios, da manutenção dos programas educacionais, o compromisso para uma educação pública de qualidade, além de uma gestão mais próxima. “Não podemos considerar o aluno como integrante de redes distintas, ou da rede municipal, ou da rede estadual, o aluno, na realidade, é de responsabilidade conjunta e é para isso que fazemos gestão”, destacou o Secretário.
A reunião teve a participação dos membros da Diretoria Executiva, representantes de polo, coordenadores de macrorregiões e membros do Conselho Nacional de Representantes. Durante o encontro também foi tratado sobre a nova versão do Currículo Paulista, documento que garante as aprendizagens essenciais dos estudantes, entregue ao Conselho Estadual de Educação para aprovação.