Um grupo de moradores do Assentamento Monte Alegre, composto por 15 produtores rurais, alunos do curso de Comercialização de Produtos realizado pelo Sindicato Rural de Araraquara, SENAR SP, FAESP e Fundação Itesp, realizará neste domingo (22), na Padoka do setor 6, a Feira de Produtos Artesanais e Artesanatos.
Durante a Feira também será lançado o Circuito dos Sabores, uma outra realização do Sindicato Rural de Araraquara, SENAR-SP e FAESP, com apoio do Sebrae, Fundação Itesp e prefeituras de Araraquara e Motuca.
Sob orientação da turismóloga e instrutora do SENAR Ângela Barbieri Nigro, os alunos do curso de Turismo Rural adequaram suas propriedades no assentamento para receber os turistas com produtos alimentícios e artesanais.
Vale destacar que as atividades de mountain bike desencadearam o turismo de aventura, levando os atletas a conhecer o Assentamento e a Padoka.
Com o lançamento do Circuito dos Sabores, os produtores objetivam apresentar novos pontos turísticos, que vão desde a produção artesanal de licores, cachaças e doces caseiros até ao artesanato local, além de oferecer mais oportunidades para conhecimento do meio rural.
Segundo a gerente de Comércio, Turismo e Prestação de Serviços (ligada à Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico), Ana Lúcia de Oliveira, este Circuito se justifica pelo grande potencial existente nos vários setores do Assentamento Monte Alegre para atividades do turismo rural.
A coordenadora de Agricultura, também ligada à Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Silvani Silva, ressalta que o projeto visa consolidar um circuito de Turismo Rural no Assentamento Monte Alegre e propiciar o fortalecimento e organização dos produtores, além da produção agrícola.
Para o coordenador regional do SENAR, João Henrique de Souza Freitas, que também é diretor do Sindicato Rural, só mesmo uma parceria poderia fortalecer o movimento dos produtores rurais: “O empenho de todos possibilita essa realização. O SENAR e o sindicato estão envaidecidos em apoiar importante iniciativa”.