Home Geral

Ato leva reflexão no Dia Mundial de Combate à Aids

80

Evento foi realizado no sábado (1º) pela manhã, em frente à Prefeitura; atendimentos e exames preventivos percorrerão a cidade nesta semana

Aids 51Prefeito Edinho Silva e a secretária municipal de Saúde Eliana Honain prestigiando o evento na manhã de sábado

Um ato público no Paço Municipal, em frente à Prefeitura, no Centro, marcou o Dia Mundial de Combate à Aids e a abertura da Semana Municipal de Luta contra a IST/Aids, no sábado (1º) pela manhã. O prefeito Edinho, secretários municipais e gestores do setor de Saúde estiveram no ato.

Por meio do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento IST/Aids), o evento ofereceu testes gratuitos rápidos à população para detectar HIV e sífilis, além de dar orientações e distribuir preservativos e panfletos temáticos.

Ao longo desta semana, a campanha percorrerá vários locais da cidade, reforçando a importância da prevenção contra ISTs, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (confira os locais abaixo).

“É muito importante que as pessoas conheçam o que é a Aids e não tenham medo de fazer o diagnóstico. Hoje temos muita tecnologia, a Saúde avançou muito. Raramente, uma pessoa perde a vida se estiver inserida em um programa de cuidados com a pessoa que tem o vírus HIV. E queremos derrotar o preconceito. As pessoas vivem com o vírus HIV, mas não conseguem viver com o preconceito”, disse o prefeito no evento.

Alberto Andreone de Souza, presidente da RNP+SOL, demonstrou preocupação com a emenda constitucional do Governo Federal que congela os gastos públicos. “Temos remédios retrovirais para somente três meses”, alertou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Isaías Ambrósio da Silva, reforçou o papel da prevenção e do tratamento adequado. “Estamos lutando para que não aconteça com outras pessoas o que ocorreu com pessoas queridas nossas”, disse.

Também estiveram no ato o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; a secretária de Saúde, Eliana Honain; a gerente do programa IST/Aids, Mara Caloni; a assessora de Políticas LGBT, Filipe Brunelli; Sílvia Adalberto, representando a Vigilância Sanitária; a presidente do Gaspa (Grupo de Apoio e Solidariedade ao Portador de HIV), Helenice Aparecida Carvalho; entre outras autoridades.

ATENDIMENTO

A campanha ‘Fique Sabendo” prossegue nesta terça-feira (4), das 9h às 15h, na Praça Santa Cruz, e na quarta-feira (5) volta ao Paço Municipal, também das 9h às 15h.

Os testes de HIV e sífilis serão oferecidos na quinta-feira (6) em dois horários e locais diferentes: das 8h30 às 13h, na sede do CTA/IST/Aids, na Rua Expedicionários do Brasil (Rua 8), nº 1435; e das 14h30 às 16h, na Rua dos Eletricitários, s/n, no Jardim Arco-Íris.

No ultimo dia do “Fique Sabendo”, na sexta-feira (7), os testes rápidos também serão realizados no Jardim Arco-íris, das 9h às 16h.

Após 15 minutos do teste rápido, a pessoa já conhece o resultado e, se for o caso, pode começar o tratamento na rede pública.