Home Geral

Barbieri deve apoiar candidato de fora nas eleições para Federal

73

Marcelo Barbieri 15Barbieri com seus familiares, mais Baleia Rossi e a jornalista Fernanda Cavicchia, durante lançamento da biografia do ex-prefeito em Brasília

Ao anunciar neste sábado que será candidato ao Senado pelo Estado de São Paulo, tendo como legenda o MDB, Marcelo Barbieri deixou transparecer o desejo de fortalecer Araraquara politicamente e também ganhar visibilidade em sua carreira política que já dura 40 anos.

Ele entrou para a vida pública em 1990 quando disputou pela primeira vez o cargo de Deputado Federal, pelo estado de São Paulo, se elegendo nesta e em mais duas ocasiões, em 1994 e 1998, e ficou na câmara federal até o começo do ano de 2003.

Disputou por 4 vezes a prefeitura de Araraquara, não obtendo êxito. Porém em 2008 foi eleito prefeito, e em 2012 reeleito, com uma altos índices de aprovação; em 2015, durante seu mandato, houve a privatização da Companhia Troleibus de Araraquara que era referência em transporte publico no interior e esse foi um dos fatos que lhe causou desgaste.

Como candidato ao Senado, após desistência de Marta Suplicy que decidiu abandonar a carreira política, Marcelo Barbieri vai brigar por uma das duas vagas existentes, já que Marta Suplicy e Airton Sandoval, ambos do MDB, encerram seus mandatos em 2018. A outra cadeira de Senador atualmente pertence a José Serra, do PSDB, que deixará o Senado só em 2023. Marcelo terá que enfrentar os candidatos dos outros partidos.

AS MUDANÇAS

Tudo foi muito rápido na sua chegada a Brasília para trabalhar na secretaria Executiva do Governo Temer, de quem Marcelo é muito amigo. Meses depois de assumir o cargo discutiu-se a possibilidade dele ser vice de Paulo Skaff, que disputa o cargo de governador – e não está bem nas pesquisas.

Com Marta Suplicy aborrecida dentro do partido e as permanentes denúncias de corrupção no governo Temer, ela decidiu encerrar o mandato no Senado e deixar a vida pública. Desguarnecido de políticos de expressão no Estado, Temer optou na escolha de Barbieri para concorrer ao Senado.

No andar da carruagem há críticas em apoiar candidato de fora no momento. Nos anos 90, quando candidato a deputado Federal ele se valeu do apoio do eleitor araraquarense conscientizado de que – sem representatividade, Araraquara não teria espaço em Brasília.

Na época, uma pesquisa organizada por um grupo de araraquarenses escolheu entre vários concorrentes, Marcelo Barbieri como candidato oficial da cidade ao cargo de Federal. Ele ganhou com uma bela votação. Só que agora tem trabalhado por Baleia Rossi, candidato a reeleição por Ribeirão Preto, apostando suas fichas ainda no araraquarense Marcos Daniel, que disputará pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Paulista.

Nas redes sociais respinga a lembrança de que Araraquara considerou Marcelo como seu candidato único e agora traz um nome de fora para apoiar. Incoerências a parte, Marcelo é uma das importantes personalidades políticas que São Paulo tem, dentro do MDB.

Em maio deste ano, uma solenidade marcou a proximidade de Baleia Rossi com Araraquara, pois uma emenda parlamentar de sua autoria na Câmara Federal rendeu à Santa Casa 2 milhões de reais. Na oportunidade, embora o discurso fosse do prefeito Edinho Silva, Marcelo estava ao lado dos seus candidatos Baleia Rossi e Marcos Daniel, ambos medebistas.

Consultado sobre apoiar um candidato de fora dentro da sua base, Barbieri não retornou a mensagem da nossa redação.

Evento recente na Santa Casa com Baleia Rossi presente ao lado de Marcos Daniel