Home Geral

Canasol e Sindicato Rural promovem Painel de Debates com candidatos que defendem o agro

58

Canasol 31Evento organizado é inédito na história da Canasol e do Sindicato Rural, disse Luís Henrique Scabello de Oliveira

Com o seu auditório lotado a Canasol organizou na noite deste sábado (29), em parceria com o Sindicato Rural, um encontro de candidatos nas eleições de 7 de outubro, voltados para a defesa do agro e que concorrem ao Senado e Deputados Federal e Estadual.

Na abertura o presidente da Canasol, Luís Henrique Scabello de Oliveira, destacou que “em respeito aos termos dos Estatutos Sociais dessas entidades não se tratava de atividade político partidária, mas de iniciativa cívica cujo objetivo era discutir as questões relativas ao país neste momento em que se aproximam as eleições para presidente, senador, deputados federal e estadual”.

Ele argumentou ainda que “na impossibilidade de convidar todos os candidatos, o critério adotado era de convidar aqueles que possuem inequívoca ligação e serviços prestados ao setor sucroenergético em Araraquara e na região central do Estado de São Paulo.”

O presidente Nicolau de Souza Freitas, do Sindicato Rural de Araraquara, ao desejar boas vindas aos participantes do Painel mencionou a democracia como ponto básico do evento e salientou que, o que se buscava era de fato dar conhecimento à classe, o trabalho e as ideias de cada candidato. “Estou convicto de que estamos dando de forma inédita a oportunidade da livre manifestação e mostrando a nossa classe o que o candidato pode contribuir no fortalecimento do setor”, disse o dirigente.

Além dos presidentes da Canasol e do Sindicato Rural participou deste painel o engenheiro agrônomo Eduardo Vasconcelloa Romão, presidente da Orplana ((Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil), que enalteceu a disposição das duas instituições em dar essa demonstração de civismo, chamando os candidatos do setor agro para o debate.

Do painel participaram – Marcelo Barbieri, que concorre a uma das duas vagas propostas pelo Senado Federal;  os candidatos a deputado federal Arnaldo Jardim, Ricardo Salles e Edio Lopes; e o candidato a deputado estadual Roberto Massafera.

MÉTODO UTILIZADO

As perguntas foram pré-selecionadas das contribuições feitas pelos associados e dos documentos produzidos pelas entidades do agronecócio. Foram apresentadas seis perguntas iguais para todos os candidatos, não havendo debate entre eles, apenas as respostas com o tempo de dois minutos para cada concorrente.

PERGUNTAS

Além da pergunta – por que o senhor é candidato, outras foram feitas envolvendo as questões do agro como – cadeia produtiva da cana-de-açúcar, insegurança no campo, invasão de terras, a produtividade no trabalho no Brasil, legislação trabalhista, investimento nas pesquisas dentro do setor e mecanização das lavouras.

Para mais de 200 pessoas que participaram do evento, a iniciativa chegou a definir principalmente para os eleitores de Araraquara e região, quais nomes poderão ser apontados nas urnas nas eleições que se aproximam.