A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) dispõe de um sistema online para atendimento ao público. Por meio do Sistema de Peticionamento Eletrônico (SIPET), qualquer cidadão pode realizar mais de 100 serviços de maneira totalmente remota.
O acesso aos serviços digitais disponíveis é realizado via autenticação do sistema federal “GovBr” ou por meio de certificado. Isso permite que o atendimento aos cidadãos e contribuintes seja realizado sem necessidade de deslocamento, propiciando economia de tempo e de recursos tanto para os usuários quanto para a própria Administração e elevando a satisfação da sociedade com os serviços prestados.
“Sendo uma das principais ferramentas da Sefaz-SP, o SIPET é uma porta de entrada para as solicitações dos contribuintes, facilitando e agilizando o relacionamento do Fisco com a sociedade”, destaca o secretário Samuel Kinoshita.
No total, o SIPET da Sefaz-SP disponibiliza 107 serviços ao público, com destaque para os relacionados a ICMS, IPVA, ITCMD e taxas. Além disso, é possível solicitar Emissão e Reemissão de senha PFE, Certidão de Débitos não Inscritos, Alterações de ofício no CADESP, Atendimento de exigências do REDESIM e uma série de outros serviços.
Atualmente o SIPET recebe uma média de 756 pedidos de demandas por dia, desde o seu lançamento, em 2020. Apenas no ano passado, mais de 257 mil protocolos foram formulados e atendidos. O sucesso se deve à facilidade com que os contribuintes conseguem acessar os serviços.
O Sistema de Peticionamento Eletrônico da Sefaz-SP está disponível no portal da Fazenda, no menu lateral direito. Confira neste link um vídeo com o passo a passo explicando a funcionalidade do sistema.