A rodovia comandante João Ribeiro de Barros (SP-255), ligando Araraquara a Jaú, deve iniciar-se no final de janeiro de 2019 a cobrança de pedágio no trecho. A informação foi confirmada pelo gerente de contratos da Arteris Via Paulista, Paulo César Fernandes, à CBN.
Haverá dois trechos de cobrança: Boa Esperança do Sul R $ 7,20 e Jaú R $ 4,40, para folhas italianas
Operação da Rodovia
A ViaPaulista conta com uma estrutura completa para realizar os serviços de atendimento aos usuários que trafegam pelo seu trecho. Os usuários têm à disposição, nas rodovias, serviços de atendimento médico, pré-hospitalar de urgência, atendimento a veículos com mecânicos, resgate de animais na pista, corredores de combate a incêndios (caminhões-pipa), vagas de inspeção de trânsito e telefone 0800 para levantar atendimento, tudo operando 24 horas.
A ViaPaulista administra, desde 2017, 285 quilômetros de rodovias do lote Rodovias dos Calçados.
Ligando Araraquara às cidades de Jaú, Avaré, Botucatu e Itaporanga, na divisa com o Paraná, a ViaPaulista permite o escoamento de uma produção agrícola e industrial de 19 municípios. O contrato de financiamento da empresa que está em fase de investimento é de R $ 5 bilhões em fontes e recursos líquidos durante os 30 anos de vigência.
O Trecho Administrado
As rodovias da ViaPaulista são:
- SP-255 (Antônio Machado Sant’Anna, de Ribeirão Preto a Araraquara; Comandante João Ribeiro de Barros, de Araraquara a Jaú; Otávio Pacheco de Almeida Prado, de Jaú a Barra Bonita; Dep. João Lázaro de Almeida Prado, de Igaraçu do Tietê a São Manuel; João Mellão, de São Manuel a Botucatu; Eduardo Saigh, de Itaí a Taquarituba; e Jurandir Siciliano, de Coronel Macedo a Itaporanga)
Investimentos e obras
O contrato de outorga da Via foi feito em R $ 5 bilhões de dólares em 31 de dezembro de 2012, no valor de R $ 3,25 bilhões são já efetivados já nos primeiros 10 anos. Do total, R $ 1 bilhão foi responsável pelas obras principais de ampliação da malha rodoviária, R $ 2,4 bilhões de recuperação e manutenção, além de implantação de equipamentos e sistemas, bem como o melhor nas pistas. No primeiro ano de contrato, estão à venda os investimentos de mais de R $ 443 milhões no trecho. Desses, R $ 147 milhões de integrantes do Programa Intensivo Inicial (PII), que são obras emergenciais no pavimento, sinalização e área de domínio da estrada para que o trecho seja adequado aos parâmetros do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.
Também estão contemplados serviços de plantio em todo o lote e de depuração de arbustos e árvores da área de proteção à segurança viária ou do sistema de drenagem.
ISS para os munícipios lindeiros
Todos os países cortam os 285 quilômetros do sistema ViaPaulista têm direito a receber o repasse do ISS (Imposto Sobre Serviços). Com o benefício, como as pessoas têm suas receitas ampliadas. Os recursos do ISS também podem ser usados nas formações sociais, nas áreas sociais, de infra-estrutura e outras, em qualquer outro setor da concessionária. O valor é calculado sobre a alíquota de 5% sobre a receita de arrecadação da praça de pedagogia ao longo da rodovia, com oferta de deslocamento ocupada no município.
(Com informações da Arteris – Via Paulista)