Home Geral

Criado em Araraquara o “Dezembro Laranja” para minimizar o câncer de pele

88

Gerson da Farmácia 96Vereador Gerson da Farmácia, autor do projeto

Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na noite de terça-feira (12), foi aprovado projeto do vereador Gerson da Farmácia (MDB) que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara a campanha de prevenção e diagnóstico do câncer de pele “Dezembro Laranja”, a ser realizada anualmente no referido mês.

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém, seus números são muito altos.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

Em Araraquara – conhecida como a Morada do Sol, é preciso que sejam intensificados todos os movimentos visando conscientizar a população sobre os riscos e os perigos causados pela doença. A prevenção é importante e com ela devemos trabalhar para minimizarmos os casos, comentou.

Segundo a SBD que iniciou este trabalho em todo o país, de dezembro a março de 2019, durante todo o verão, período de maiores riscos, devem ser promovidas ações e atividades de informação na internet, ruas, praias e parques. As recomendações básicas incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra e manter hidratação corporal. É necessário ainda usar protetor solar com fator 30 (no mínimo) diariamente, reaplicando a cada duas a três horas ou depois de longos períodos na água.