Home Geral

Deputados estaduais de SP tomam posse na Alesp e elegem presidência da Casa nesta sexta-feira (15)

285

Assembleia Legislativa de SP é o único parlamento estadual do Brasil a iniciar os trabalhos em 15 março. Data marca início do mandato dos 94 deputados eleitos em outubro

Alesp 2019

A Assembleia Legislativa de São Paulo empossa, na tarde desta sexta-feira (15), os 94 deputados estaduais eleitos em outubro de 2018. Entre eles, apenas uma representante de Araraquara, Márcia Lia, que foi reeleita com mais de 60 mil votos.
O deputado Roberto Massafera, deixa a ALESP, após três mandatos onde não conseguiu sua reeleição.

A Alesp é o único parlamento estadual do Brasil a iniciar os trabalhos em março. Nos demais, a posse ocorre no dia 1° de fevereiro. A data foi fixada pela Constituição Estadual a partir de 1971 e, à época, coincidia com a posse dos governadores.

A cerimônia está prevista para ter início às 15h no Plenário Juscelino Kubitschek, com a posse e o juramento dos parlamentares, após a leitura da mensagem do governador João Doria (PSDB).

Na sequência, os deputados elegem a Mesa Diretora da Casa, composta por três deputados (presidente, primeiro e segundo secretários), eleitos em voto aberto.

A escolha desses dirigentes e de seus substitutos ocorre de dois em dois anos. Eles não podem ocupar os mesmos cargos em gestões sucessivas, ou seja, no mesmo mandato.

O deputado reeleito Cauê Macris, do PSDB, tenta manter o partido do governador no posto. Ele deve disputar o comando da Alesp com a deputada Janaína Paschoal (PSL), o deputado Daniel José (NOVO) e a deputada Mônica Seixas, da Bancada Ativista (PSOL).

O parlamento paulista nunca foi comandado por uma mulher. A presença feminina na Casa, que chegou a ficar maisde um século se representantes, embora tenha crescido nesta nova legislatura, segue baixa. Dos 94 deputados eleitos, apenas 18 são mulhres.

A nova legislatura

A Assembleia Legislativa de São Paulo terá 51 novos deputados estaduais, o que corresponde a 55% do total de 94 vagas. Outros 43 deputados conseguiram a reeleição, desse montante, mais de 20% está na Casa há ao menos três mandatos.

Apesar da baixa renovação e diversidade – a composição continua majoritariamente formada por homens (81%) e brancos (88%), a nova legislatura ganha janelas de representatividade, com a eleição da primeira bancada coletiva e da primeira deputada transexual, Erica Malunguinho (PSOL):