O médico Luiz Cláudio Lapena já pode ser anunciado como pré-candidato a deputado Estadual pelo PSB, partido para o qual entrou após sentir-se em posição desconfortável dentro do PP. Na época ele até chegou a ser apontado como candidato a prefeito, porém, negociações feitas nos bastidores levaram o PP a aceitar a vice-prefeitura em uma composição com o PT, fato inédito na história política da cidade pelo antagonismo ideológico.
Sua saída do PP antes das eleições de 2016 foi bastante comentada e amigos próximos diziam que – ele não compactuaria com a ideologia do Partido dos Trabalhadores, envolvido naquele momento e até hoje, com a Operação Lava-Jato.
Lapena como vereador em Araraquara sempre teve uma postura bem diferente de legislar; atento e crítico as mazelas que têm se arrastado nos últimos anos na política local não vacilou e optou em se ausentar da disputa de uma possível reeleição para vereador.
Dois anos depois ele volta ao cenário político dizendo que aceita o desafio e está disposto a se candidatar sentindo que poderá ser útil à comunidade com novos projetos, principalmente na área da Saúde que é o seu forte por apresentar enorme experiência.
Ao ter o aceite de Lapena, o presidente do partido Nino Mengatti, repetiu o que tem dito até com certa insistência: “nós estávamos conversando sobre essa candidatura há alguns meses e temos certeza que fizemos a escolha certa pois o Dr. Lapena é um político que representa bem os ideais do partido e tem um grande prestígio na cidade e na região”.
Lapena, além de ser um bom nome para o PSB, também sente que será fortalecido com a pré-candidatura do Padre Fernando Fraga a deputado Federal. O relacionamento de Fraga avança por todo o Estado de São Paulo e já demonstra pelo seu carisma que poderá alcançar uma cadeira na Câmara Federal. Seria então uma dobradinha eminentemente araraquarense e com os mesmos propósitos ideológicos, contando com o apoio do atual governador – Márcio França, que também é do PSB.