Ela não confirma a indicação, porém a escolha começa a desenhar novo cenário para eleições municipais do próximo ano
Edna Martins, que já foi vereadora em nossa cidade, diretora da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) com sede em São Carlos, está sendo indicada para ocupar a função de dirigente da futura Secretaria do Interior, criada pelo governador João Doria. No passado a Secretaria do Interior servia como ponte entre os prefeitos do interior e o governador do Estado, mas sempre estabelecida na capital.
A intenção de João Doria é ressuscitar a velha secretaria que então substituiria o chamado ERPLAN – Escritório Regional de Planejamento ou de governo, que ainda existe em várias regiões do Estado de São Paulo. Uma delas é São Carlos, que vinha sendo dirigida pelo tucano araraquarense Sérgio Película, até seu desligamento provocado pelo ex-governador Márcio França. Já na sua campanha para governador, Doria havia prometido que em seu mandato seria criada uma secretaria destinada a tratar especificamente das pautas com os municípios.
A chamada Secretaria da Regionalização, segundo ele, terá a tarefa de atender a demanda dos prefeitos e digitalizar as solicitações que hoje ainda são feitas por meio de processos protocolados no Palácio dos Bandeirantes. Doria diz também que “não tem cabimento um prefeito viajar por mais de 500 quilômetros, ida e volta, para resolver determinada demanda em São Paulo ou simplesmente assinar um convênio”.
Neste momento da nossa política regional, a indicação de Edna Martins seria importante para valorizar o município em uma importante região pois Edna já teve uma ampla convivência com as cidades próximas de Araraquara e São Carlos como diretora da Drads. Também para o PSDB seria a reabertura de um espaço após perder uma cadeira no Legislativo paulista, ocupada pelo deputado Roberto Massafera.
Se de fato ocorrer a nomeação de Edna Martins, os tucanos começam a desenhar um novo cenário político para as eleições de 2020. Neste caso também poderia ser a candidata do partido nas próximas eleições para deputado pois estaria reforçando sua base.
Consultada pelo nosso portal, Edna Martins limitou-se a dizer que “o tempo para definições é o mês de março. Essa secretaria que o portal menciona é nova; está sendo organizada e formalizada ainda. Não existem nomenclaturas definidas”.