Home Geral

Estudo possibilitará modernizar estação de tratamento de esgoto

112

Nos últimos meses, melhorias foram feitas na ETE Araraquara.

ete araraquara

O Daae contratou, por meio de licitação, a empresa especializada Saneamento.Com Serviços de Engenharia para elaboração de estudo de diagnóstico da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Araraquara, a fim de avaliar as condições operacionais e apresentação de alternativas para ampliação e reforma do sistema existente. O valor do contrato é de R$ 122 mil e o estudo permitirá ao Daae modernizar e melhorar a eficiência do tratamento do esgoto coletado da cidade.

Nos últimos meses, muitas melhorias foram feitas na ETE Araraquara, como a reforma e reativação de todos os aeradores da lagoa 1, do módulo 1, a recuperação do gradeamento do tratamento primário e a retomada da operação dos sistemas de dragagem, desaguamento e secagem térmica do lodo produzido no tratamento do esgoto da estação e outras deverão ser realizadas, mas dependem de parte do estudo que deverá ser entregue ao Daae, ainda neste semestre. “As demais melhorias, como maiores investimentos ou como a compra de novas peneiras e demais definições quanto ao tratamento do esgoto e do lodo serão tomadas, após a entrega do estudo, pois assim evitaremos o desperdício de recursos na compra de equipamentos que, no futuro, podem não ter mais utilidade. Ressaltando que o nosso foco principal é melhorar a eficiência do tratamento do esgoto da estação”, disse o superintendente do Daae, Marcos Isidoro. 

Segundo ele, os sistemas de dragagem, desaguamento e secagem térmica do lodo estão operando em fase de testes, em meio período e outros problemas estão sendo detectados, demandando soluções. “A princípio, estamos trabalhando e nos esforçando para que a ETE e todo o sistema de tratamento do lodo funcionem, plenamente, conforme suas concepções originais, ressaltou Isidoro.

Os vereadores Jeferson Yashuda e José Carlos Porsani estiveram na ETE junto ao superintendente, ao engenheiro José Braz Scognamiglio, diretor Técnico Operacional, aos gerentes Charles Mendonça (Manutenção Eletromecânica) e Renata Lombardi (Tratamento da Água e do Esgoto) e do coordenador do Tratamento do Esgoto, Weverton Campos Nozela, para verificar todas as melhorias realizadas. Além disso, o grupo acompanhou o início da colocação das novas roscas helicoidais do extrator de areia do tratamento primário do esgoto da estação. O valor do fornecimento e instalação dos equipamentos é de R$ 81 mil e o serviço está sendo realizado pela empresa vencedora da licitação Pesato Fabricação Montagem e Manutenção Industrial Eirelli – EPP.