Com o transporte público gratuito e shows programados durante todo o dia, muita gente foi prestigiar a feira no feriado
Cerca de 80 mil pessoas participaram neste feriado de 22 de agosto das comemorações dos 201 anos de Araraquara realizadas dentro da 23ª edição da Facira (Feira Agrocomercial e Industrial da Região de Araraquara).
A festa começou oficialmente ainda na véspera, com a abertura da feira, no final da tarde da terça-feira (21). Mais tarde, os shows no Palco da Facira aqueceram a noite para a apresentação principal, a cantora Zizi Possi, na tradicional Seresta a Caminho de Todos. Ela mostrou mais uma vez porque é considerada uma das maiores cantoras e intérpretes da música popular brasileira e encantou o público presente. A tradicional contagem regressiva encerrou a noite e preparou o clima para o dia do aniversário.
Na quarta-feira, 22 de agosto, com o transporte público gratuito à população, muita gente foi prestigiar a Facira e a programação de aniversário.
De acordo com balanço da secretaria municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e da Morada do Sol Turismo Eventos e Participações S/A, cerca de 80 mil pessoas circularam pela Facira e aproveitaram a agenda que incluía exposições, parque de diversões, food truck e, claro, shows musicais que começaram no início da tarde e seguiram até a noite.
O prefeito Edinho também participou da festa na Facira e elogiou a participação do público. “Muito feliz de ver a participação do nosso povo. A quantidade de pessoas que circulam pela feira é de impressionar. Famílias inteiras aproveitando o feriado de aniversário da nossa cidade, com ônibus gratuito o dia todo, para o lazer e entretenimento”, destacou o prefeito.
O público começou a chegar no inicio da tarde e logo tomou a área na frente do Palco principal. A recepção foi do som de Sandami, ex-vocalista do grupo Sambô, uma promoção da Campanha Seja Digital. E na sequência, o público sertanejo foi presenteado com as atrações dos “Shows de Aniversário da Cidade”, promovidas pela Rádio Nativa FM. Se apresentaram João Lucca e Rafael, Renan e Gabriel, Juan Marcus e Vinícius, Bruna Viola, Gustavo Mioto, Carreiro e Capataz e João Neto e Frederico.
Ainda segundo a organização da festa, apesar do movimento, não houve registro de ocorrências graves. O trabalho dos guardas municipais, agentes de trânsito, policiais militares e profissionais particulares, que foram contratados para atuar na segurança no acesso à feira e na área de shows, transcorreu normalmente, dentro do previsto.
O único incidente, de acordo com a Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, ocorreu na noite de quarta-feira, quando um homem visivelmente alterado teve que ser impedido de entrar na feira. De acordo com os seguranças presentes, ele acabou empurrando uma segurança da feira, no momento em que ia passar por revista; esta se desequilibrou e caiu. Mas, sem nenhum ferimento, ela se levantou e continuou o trabalho. Houve emprego de força física para a retirada do local deste homem, que logo foi embora.
MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTINUARÃO VIGORANDO
Por medida de segurança, todo o público continuará passando por revista pessoal na entrada do Cear e dos estacionamentos para evitar a entrada de bebida, comida e objetos cortantes que possam ser transformados em uma arma. Os comerciantes autorizados que trabalham no interior da feira também foram alertados sobre a proibição da venda de bebidas alcóolicas para menores de idade e estão cumprindo a lei.
Durante o feriado, uma viatura do SAMU também permaneceu no local e prestou atendimento a pessoas que precisaram. No entanto, não houve registros de casos graves. A viatura permanece todos os dias de feira.
Além disso, a segurança da festa conta com um ônibus da Guarda Municipal, equipado de câmeras, que transmite imagens aos guardas, garantindo o monitoramento necessário. O trânsito, no seu entorno, também está sendo monitorado.