Atividades gratuitas e espalhadas por toda cidade reúnem música, teatro, dança, esporte, passeios, circo, inovação e tecnologia
São Paulo comemora 465 anos e quem ganha o presente é a população. A Prefeitura da capital preparou uma grande festa, que vai movimentar todas as regiões da cidade neste dia 25 com atividades gratuitas para todos os gostos e preferências reunindo música, teatro, dança, esporte, passeios, bolo e circo, além da primeira edição do Cidade do Futuro, evento de inovação, cultura e tecnologia que será realizado no centro histórico da capital. Todas as atrações respeitando sempre a diversidade e a pluralidade da maior cidade do País.
O coração da festa vai estar no Vale do Anhangabaú onde, no palco principal, vão se apresentar artistas dos mais variados estilos musicais: funk, gospel, samba, rap, pop, MPB, punk e rock’ n roll. O mestre de cerimônias Thiago Adorno comandará a festa até o encerramento, previsto para meia-noite. Cada show da programação tem uma história e dialoga com as múltiplas facetas de São Paulo. A ideia é contemplar atividades para toda a família e públicos de todas as idades. Destaque para Paulinho da Viola, Ludmila e Rael.
Nesse palco terá uma área reservada para pessoas com deficiência e toda programação traduzida em Libras.
Grandes festas da cena urbana da cidade, que também enfatizam a diversidade, ocuparão três palcos adjacentes, onde o público poderá curtir o som das festas que representam todas as tribos paulistanas.
Para valorizar o triângulo histórico do Centro da cidade, a Rua XV de Novembro recebe o palco Músicos do Futuro e Praça das Artes abre espaço para a música erudita.
As atrações ainda se espalham pelo Centro Cultural da Juventude, na Zona Norte, Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, na Zona Leste e Casa de Cultura do Butantã, na Zona Sul.
Cidade do Futuro
São Paulo vai realizar no dia de seu aniversário a primeira edição do Cidade do Futuro, que já nasce como um dos principais festivais abertos de arte, música, inovação, empreendedorismo e cultura do país. Serão promovidos shows, oficinas de artes, experiências tecnológicas e dezenas de palestras de tendências sobre o futuro.
O festival reunirá empreendedores, profissionais de criação e pessoas interessadas nos conceitos de inovação, tecnologia e economia criativa. O objetivo do evento é transformar o centro da cidade em um gigantesco palco de troca de conhecimentos sobre os mais diversos temas como finanças, comunicação, educação, impacto social e artes e tecnologia.
A Cidade do Futuro vai acontecer no Triângulo Histórico, no centro de São Paulo, no perímetro formado pelas ruas Boa Vista, Líbero Badaró e Rua Direita. Todos os eventos do Cidade do Futuro são gratuitos, mas muitos deles demandam inscrição prévia.
Ato Cívico e Missa
No Pátio do Colégio, às 8 horas será realizado o ato cívico em comemoração ao aniversário de São Paulo, com hasteamento das bandeiras da cidade, do Estado e do Brasil e a execução do Hino Nacional. Na sequência, serão colocadas flores no monumento “Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo”. Após o ato cívico, será celebrada missa solene na Catedral da Sé, pelo Cardeal Dom Odilo Scherer.
Bolos para comemorar
As comemorações contarão, também, com um bolo de chocolate, recheado com ganache, da confeitaria Carlo´s Bakery, do apresentador, chefe e empresário norte-americano Buddy Valastro, localizada na rua Bela Cintra. Lá o prefeito cortará o primeiro dos 465 pedaços do bolo, que terá 50 quilos, 1,20m por0,80 cm, e o slogan “I Love SP”.
Já em frente ao número 300 da Rua Rui Barbosa, no bairro do Bixiga, na região central da cidade, será cortado o “maior bolo comunitário do mundo”, que terá cem metros de comprimento. O doce será composto por vários pequenos bolos, preparados pelos moradores da comunidade e servirá até 3 mil pessoas.
Representações artísticas e dança cigana no ‘Mercadão’
O Mercado Municipal Paulistano, o ‘Mercadão’, completa 86 anos. Os festejos têm início na sexta (25) e terminam no sábado (26), com apresentações dos grupos Maracatu, Bloco de Pedra, Forfé e Trovadores Urbanos, além de representações artísticas de rua e dança cigana. Lá também será oferecido um bolo de aniversário para o público, que terá cerca de meia tonelada.
Final da ‘Copinha’
O aniversário da cidade terá ainda a grande final da Copa São Paulo 2019 com a disputa entre São Paulo e Vasco, no Estádio do Pacaembu. A competição, que na ocasião chega a cinco décadas, é organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME). Teve início em 2 de janeiro e contou com a participação de 128 clubes, divididos em 32 grupos espalhados por 29 cidades do Estado de São Paulo.
A Copa São Paulo é disputada desde 1969 e é considerada o principal celeiro para a descoberta de futuros craques do futebol brasileiro. Casagrande, Cafú, Rogério Ceni, Raí e os atuais jogadores da seleção brasileira Marquinhos e Neymar Júnior, que atualmente estão no Paris Saint Germain, são algumas estrelas do futebol que despontaram nas edições passadas da competição.