Após vários dias mantendo uma média de isolamento bastante baixa, Araraquara deu um ‘suspiro’ neste dia primeiro de maio, feriado nacional, data comemorativa em homenagem ao trabalhador. De acordo com o SIMI – Sistema de Monitoramento Inteligente criado pelo Governo de São Paulo, pelo menos 52% da população ficou em casa; até então, Araraquara se mantinha em uma média de 44%, as vezes até mesmo oscilando para mais baixo.
Só que 52% ainda está muito além da média sugerida pelo SIMI que é de 70%, índice que baixaria sensivelmente o impacto da propagação do Coronavírus. Também não existe nenhuma perspectiva de ser atingido este índice pois o retorno gradativo de algumas atividades vai colocar mais gente na rua, no momento em que a doença se aproxima com mais intensidade de Araraquara.

À distância as autoridades da Saúde em nossa cidade acompanham o posicionamento de outros municípios no ranking do Estado de São Paulo, casos de São Sebastião (68%) e Ubatuba (67%) que estão situados no litoral norte. Surpreendente, contudo, é o exemplo dado por Bebedouro que fica 110 km de Araraquara e mantém uma média de isolamento social de 67%, também a segunda melhor no Estado. O município tem cerca de 78 mil habitantes, dos quais cerca de 50 mil permanecem em suas casas.
A MEDIÇÃO
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostrou neste primeiro dia de maio que o isolamento social no Estado teve uma média de 56% e dentro da capital – 55%. Araraquara perdeu até para a capital pois teve 52% e também São Carlos que isolou 57% da sua população.