Home Geral

Ivo Dall’Acqua participa da Conferência Internacional do Trabalho da OIT na Suiça

88

A Organização Internacional do Trabalho é uma agência multilateral da Organização das Nações Unidas, especializada nas questões do trabalho, especialmente no que se refere ao cumprimento das normas (convenções e recomendações) internacionais. É na conferência que são definidas as normas internacionais do trabalho e as políticas gerais da OIT.

Ivo 153Representantes de aproximadamente 180 países participando do evento em Genebra

No ano em que comemora 100 anos de sua criação, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) vem realizando desde o dia 10 de junho, sua 108ª conferência, em Genebra (Suíça). A entidade é reuniu mais de 5 mil participantes credenciados em todo o mundo e o encontro termina nesta sexta-feira (21).

Entre os participantes da conferência está o araraquarense Ivo Dall’Acqua Junior, ex-presidente do Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista) e atualmente vice-presidente da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Ele também preside o Conselho de Assuntos Sindicais da entidade.

Promovida anualmente pela agência multilateral da Organização das Nações Unidas (ONU), a Conferência Internacional do Trabalho é uma oportunidade de representantes dos Estados-Membros discutirem os futuros desafios do trabalho, tentando antecipar problemas e encontrar soluções.

Cada Estado-Membro é representado por dois delegados do governo, um delegado de empregadores e um de trabalhadores, além dos respectivos assessores. Os delegados de empregadores e trabalhadores são nomeados pelas organizações nacionais mais representativas e têm direito a voto. Membros de organizações internacionais e não governamentais (ongs) também podem participar como observadores do evento, não tendo direito à fala ou a voto.

A delegação brasileira conta com representantes da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia e do Itamaraty; de todas as centrais sindicais de trabalhadores e de confederações de empregadores. A comitiva governamental é chefiada pelo secretário de Trabalho, Bruno Dalcolmo. A empresarial é coordenada pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (CNF), e a dos sindicatos de trabalhadores, pela Força Sindical.

Considerado um fórum onde questões sociais e trabalhistas de importância para o mundo inteiro são debatidas, a conferência é um espaço para a proposição da elaboração e adoção de normas internacionais de trabalho. Seus membros também supervisionam a implementação de convenções e recomendações em nível nacional e vota resoluções que fornecem orientação para a política geral e atividades futuras da OIT.

A PARTICIPAÇÃO DA CNC

Ivo Dall’Acqua, o quarto da direita para a esquerda, entre os representantes da CNC

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) está presente na conferência em Genebra, representada pelo seu presidente, José Roberto Tadros, e por uma comitiva de presidentes e diretores. O grupo é composto também por representantes de outras confederações que buscam se alinhar às melhores práticas mundiais para o desenvolvimento brasileiro.

Representantes do Brasil discursaram na plenária da conferência Internacional do Trabalho da OIT, na Suíça. Murilo Portugal, representante da CONSIF, falou em nome do grupo dos empregadores brasileiros, delegação integrada pela CNC por meio do presidente José Roberto Tadros e diretores da entidade. Bruno Dalcomo, secretário de Trabalho do Ministério da Economia, também discursou, representando o governo brasileiro. Além da delegação da CNC, também assistiu ao discurso a embaixadora brasileira na ONU, Maria Nazareth Farani.

Entre os assuntos abordados, estiveram o futuro do trabalho, questões relacionadas ao assédio no ambiente de trabalho e uma declaração sobre o centenário da OIT, assim como a posição em relação à inclusão do Brasil na lista de 24 países para análise na Comissão de Aplicação de Normas da OIT.